NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 12 Maio 2023 13:15

IAB participa de reunião que investiga violações de direitos de jornalistas que atuam em comunidades do Rio

 Armando de Souza à direita durante reunião do  Fórum de Monitoramento das Violações à Liberdade de Imprensa e Assédio Judicial contra Jornalistas Armando de Souza à direita durante reunião do  Fórum de Monitoramento das Violações à Liberdade de Imprensa e Assédio Judicial contra Jornalistas

O diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Armando de Souza, participou de reunião do Fórum de Monitoramento das Violações à Liberdade de Imprensa e Assédio Judicial contra Jornalistas do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, realizada para ouvir jornalistas de comunidades do Rio de Janeiro que enfrentam dificuldades para exercer suas funções. No encontro, que aconteceu na sede da Procuradoria da República no estado na última quinta-feira (11/5), o grupo deliberou “que esses comunicadores irão colher elementos para nos trazer, a fim de que seja possível uma ação mais eficaz por parte do Fórum”. 

A reunião, que ouviu jornalistas que atuam nos complexos da Maré, Alemão, Rocinha e na favela Santa Marta, contou também com a participação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O encontro é um desdobramento da apresentação do Relatório da Missão Rio de Janeiro sobre violência contra comunicadores, elaborado pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), e apresentado no Fórum no último mês. A partir disso, segundo Armando de Souza, o grupo pretende estreitar relações com profissionais que trabalham em regiões de favela para conhecer melhor seus desafios.

“A reunião foi proveitosa porque eles manifestaram a dificuldade que têm e o Fórum vai verificar o que é possível fazer. Estamos dando passos para ver se no fim chegaremos a conseguir eficácia na medida que estão sendo tomadas”, contou o representante do IAB. No último encontro, o Fórum também propôs à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do MPF um modelo de cooperação técnica, a fim de que os ataques à imprensa sejam combatidos. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173