BIBLIOTECA

ACERVO E DOAÇÕES

A Biblioteca Aarão Reis armazena a memória cultural da produção jurídica de seus associados e enriquece seu acervo, distribuído entre livros, periódicos, obras de referências em várias áreas do Direito, destacando-se os tradicionais campos do conhecimento: Direito Administrativo, Agrário, Ambiental, Aeronáutico, Autoral, Canônico, Civil, Comercial, Comparado, Constitucional, Consumido, Criminologia, Deontologia, Eleitoral, Ética, Falimentar, Filosofia, Filosofia do Direito, Financeiro, História do Direito Brasileiro, História do Direito Estrangeiro, História Geral, Internacional Público, Internacional Privado, Marítimo, Medicina Legal, Militar, Penal, Previdenciário, Processual Civil, Processual Militar, Processual Penal, Romano, Sociologia, Tecnologia, Trabalho e Tributário. As doações são registradas nas atas das sessões plenárias e cadastradas no sistema de controle: Conheça as últimas doações.
CASTRO, Claudio Henrique de. A democracia direta por meio da democracia. Curitiba: Íthala, 2023. O autor argumenta que a democracia representativa, que é a forma de governo dominante na maioria dos países do mundo, não é verdadeiramente democrática, pois os representantes eleitos nem sempre refletem os interesses do povo. A obra defende a ideia de que a democracia direta pode ser realizada através de uma série de mecanismos, como a iniciativa popular, o referendo e a assembleia popular e defende que esses mecanismos permitem que o povo tome decisões diretamente, sem a intermediação de representantes eleitos.
MENDES, Gilmar Ferreira; PINHEIRO, Victor Marcel (orgs.). Súmulas, teses e precedentes: estudos em homenagem a Roberto Rosas. Rio de Janeiro: GZ, 2023. Reflexões sobre questões fundamentais relacionadas aos direitos, ao processo e à cidadania, celebrando os 15 anos de efetivação desses direitos, a coletânea reúne contribuições de diversos autores especializados nas áreas jurídica e social, abordando uma variedade de temas relevantes, como direitos fundamentais, acesso à justiça, igualdade de gênero, direitos das minorias, inclusão social e garantias processuais.  
FEITOSA, Raymundo Juliano; MACHADO, Érica Babini; COLARES, Virgínia (orgs.). Direito, processo e cidadania: 15 anos de efetivação de direitos. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2022. A coletânea aborda questões fundamentais relacionadas aos direitos, ao processo e à cidadania, celebrando os 15 anos de efetivação desses direitos e reunindo contribuições de diversos autores especializados nas áreas jurídica e social, abordando uma variedade de temas relevantes, como direitos fundamentais, acesso à justiça, igualdade de gênero, direitos das minorias, inclusão social e garantias processuais.
MELO FILHO, Hugo Cavalcanti ... [et al.] (orgs.). Direito do trabalho: valorização e dignidade do trabalhador no Século XXI: estudos em homenagem a Ana Maria Schuler Gomes e Patrícia Maria Carvalho Valença (in memoriam). Belo Horizonte: RTM. 2022. Obra sobre as transformações recentes no campo do Direito do Trabalho, especialmente relacionadas às mudanças legislativas e às novas formas de caracterização das relações de trabalho, analisa as principais inovações ocorridas no âmbito das leis trabalhistas, com ênfase nas reformas e atualizações legislativas que impactaram o mercado de trabalho. A coletânea fornece uma visão abrangente das transformações ocorridas no Direito do Trabalho, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos.
BARROSO, Fábio Túlio (org.). Direito do trabalho: inovações legislativas e suas novas caracterizações. Recife: FASA, 2019. Coletânea da Comissão de Direito do Trabalho, do Instituto dos Advogados de Pernambuco que discute as principais inovações legislativas que ocorreram no direito do trabalho nos últimos anos, tratando sobre temas relacionados ao Direito Individual do Trabalho, Direito Sindical e Processual do Trabalho.
Barroso, Fábio Túlio (org.). Direito e processo do trabalho em tempos de mudanças. Recife: Nossa Livraria, 2016. Reunião de artigos produzidos por juristas associados ao Instituto dos Advogados de Pernambuco, sobre os principais desafios do direito do trabalho na atualidade fazendo uma análise crítica e reflexiva sobre as mudanças na legislação, bem como as implicações dessas alterações para os empregadores, empregados e para a própria Justiça do Trabalho.
ARANTES, Delaíde Alves Miranda. Trabalho decente: uma análise na perspectiva dos direitos humanos trabalhistas a partir do padrão decisório do Tribunal Superior do Trabalho. São Paulo: LTR, 2023. Análise dos direitos humanos trabalhistas, particularmente o conceito de "trabalho decente", no contexto das decisões proferidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Brasil, investigando como o TST aplica esses direitos fundamentais dos trabalhadores em suas decisões judiciais, utilizando o padrão decisório como ponto de partida para sua análise. A partir dessa perspectiva, a autora, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, busca compreender se os direitos humanos trabalhistas estão sendo devidamente considerados e protegidos nas decisões do TST, examinando aspectos como a não discriminação no local de trabalho, a remuneração justa e…
NICOLADELI, Sandro Lunard (org.). Dicionário de súmulas trabalhistas: súmulas do TST, súmulas dos tribunais regionais do trabalho, enunciados da Anamatra. Belo Horizonte: RTM, 2022. A obra traz verbetes sobre as súmulas e enunciados mais importantes do direito do trabalho, como férias, salário, jornada de trabalho, rescisão contratual, acidente de trabalho, saúde e segurança do trabalho e muitos outros temas, servindo como importante fonte de consulta para profissionais do direito do trabalho, estudantes e pesquisadores de todas as áreas.
NICOLADELI, Sandro Lunard (org.). Dicionário de direito sindical: verbetes do Comitê de Liberdade Sindical da OIT. Belo Horizonte: RTM, 2022. Reunião de verbetes sobre temas relacionados ao direito sindical, como liberdade sindical, negociação coletiva, greve, trabalho infantil, discriminação no trabalho e saúde e segurança do trabalho, oferecendo uma visão abrangente sobre os temas tratados. A obra também inclui uma bibliografia atualizada sobre cada tema, o que o torna uma ferramenta valiosa para pesquisas acadêmicas e profissionais.
FIORI NETO, F. Miscelânea: artigos esparsos, atos e fatos, tempo e espaço. Rio de Janeiro: Eldorado, 2023. Coletânea de textos do autor sobre diversos temas, como filosofia, política, educação e cultura.
Page 1 of 59
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173