BIBLIOTECA

ACERVO E DOAÇÕES

A Biblioteca Aarão Reis armazena a memória cultural da produção jurídica de seus associados e enriquece seu acervo, distribuído entre livros, periódicos, obras de referências em várias áreas do Direito, destacando-se os tradicionais campos do conhecimento: Direito Administrativo, Agrário, Ambiental, Aeronáutico, Autoral, Canônico, Civil, Comercial, Comparado, Constitucional, Consumido, Criminologia, Deontologia, Eleitoral, Ética, Falimentar, Filosofia, Filosofia do Direito, Financeiro, História do Direito Brasileiro, História do Direito Estrangeiro, História Geral, Internacional Público, Internacional Privado, Marítimo, Medicina Legal, Militar, Penal, Previdenciário, Processual Civil, Processual Militar, Processual Penal, Romano, Sociologia, Tecnologia, Trabalho e Tributário. As doações são registradas nas atas das sessões plenárias e cadastradas no sistema de controle: Conheça as últimas doações.
DARLAN, Siro; ALMEIDA, Cleide de (orgs.). Vila Mimosa, além do sexo. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2022. O livro resgata a memória sobre a prostituição antes e depois da Vila Mimosa, através do olhar das mulheres que exerceram e exercem o trabalho sexual e que fizeram e fazem parte dessa história. Os textos trazem um histórico da prostituição no Brasil desde seus colonizadores, passando pelas polacas, até a atual luta pela regulamentação da profissão e o contexto histórico de resistência da Vila Mimosa.
SAMPAIO, Denis. Valoração da prova penal: o problema do livre convencimento e a necessidade de fixação do método de constatação probatório como viável controle decisório. Florianópolis: Emais Editora, 2022. Resultado da tese de doutorado do autor na Universidade de Lisboa, a obra faz uma análise sobre a valoração da prova penal, a partir da crítica ao sistema do livre convencimento e da necessidade de fixação do método de constatação probatória com o objetivo de maior controle na atividade decisória.
FERRAZ, Sergio. Tratado de direito administrativo brasileiro: parte geral: volume 1. Belo Horizonte: Fórum, 2022. Dividido em blocos temáticos a obra apresenta estudo de Direito Administrativo Brasileiro, em que o autor discorre sobre os fundamentos ontológicos, axiológicos e epistemológicos; a história do direito administrativo brasileiro, com sua primeira abordagem e os conceitos fundamentais; a lei natural e o direito administrativo brasileiro; o direito administrativo e a função administrativa; as fontes do direito administrativo; os princípios do direito administrativo e; a interpretação do direito administrativo.
JORDÃO, Eduardo (coord.). Estratégias contra fake news: dados empíricos do combate travado por legisladores e juízes. Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2022. Resultado do grupo de pesquisa “Fake News: desafios regulatórios e estratégia de combate” coletânea do curso de Pós-graduação Strictu Senso, da Escola de Direito da FGV Rio, sobre o compartilhamento de fake news a partir de uma análise sobre a atuação de instituições públicas em seu combate. Os objetos dessa pesquisa foram as proposições legislativas sobre fake news que tramitaram no Congresso Nacional brasileiro e as decisões já tomadas por tribunais brasileiros em casos que tratam do tema.
BARBOSA, Pedro Marcos Nunes. Curso de concorrência desleal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2022. A obra sobre concorrência desleal foi dividida em três grandes partes que tratam sobre as situações jurídicas subjetivas do direito civil nos ambientes de concorrência e da rivalidade; as situações jurídicas subjetivas da concorrência desleal e os novos paradigmas; as situações jurídicas subjetivas do aproveitamento parasitário e o diálogo com a rivalidade e a concorrência, nas quais o autor faz uma análise sobre a concorrência desleal e suas consequências com um enfoque crítico aos fenômenos de comercialização do Direito Civil.
COELHO, Fábio Ulhoa; TEPEDINO, Gustavo; LEMES, Selma Ferreira (coords.). A evolução do direito no século XXI: seus princípios e valores (ESG, liberdade, regulação, igualdade e segurança jurídica): homenagem ao professor Arnoldo Wald. São Paulo: IASP, 2022. 3 v. A coleção em homenagem ao Professor Arnoldo Wald traz artigos de juristas e amigos do Professor, entre eles Ministros do STF e do STJ, magistrados, professores de Faculdades de Direito, árbitros e advogados nacionais e estrangeiros. A coleção está dividida em três volumes que tratam sobre a Arbitragem e Mediação, o Direito Privado e o Direito Público.
VASCONCELOS, Maurício. Prova no sistema acusatório: juiz das garantias e a Lei 13.964/2019 (pacote anticrime). Curitiba: Juruá, 2021. O autor faz um estudo sobre a faculdade da iniciativa probatória do juiz no processo penal, buscando responder se a faculdade da iniciativa probatória pelo juiz tem respaldo no Processo Penal disciplinado na Constituição da República. Para chegar a resposta o autor faz uma breve incursão sobre os elementos históricos entre os sistemas acusatório, inquisitório e misto, além das concepções da Constituição Federal de 1988 e do Estado Democrático de Direito.
GRECO, Pedro Teixeira Pinos. Trabalhadores imigrantes não nacionais: por um (re)enquadramento à luz dos direitos humanos. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2022. A obra trata sobre o os direitos humanos dos trabalhadores imigrantes não nacionais no Brasil e como eles são atendidos pelo direito. O objetivo do autor é demonstrar como as atuais políticas de tratamento do imigrante geram sua exclusão social, indicando a necessidade de um novo tratamento que garanta o mínimo existencial, observado o sistema internacional dos direitos humanos e apontar eventuais soluções para dirimir tais problemas.
ZAVANELLA, Fabiano; PINTO, Luis Otávio Camargo (orgs.). A evolução do teletrabalho: tomo II: gestão: estudos em homenagem ao prof. Alvaro Mello. Campinas, SP: Lacier, 2022. O livro em homenagem ao professor Alvaro Augusto Araújo Mello, fundador da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), reúne artigos sobre a gestão de pessoas no âmbito do teletrabalho. Os autores, que são referências em suas áreas de atuação, oferecem um conteúdo rico, prático e relevante sobre o tema.
FROTA, Leandro; PEIXINHO, Manoel (coords.). Marco regulatório do saneamento básico: estudos em homenagem ao ministro Luiz Fux. Brasília: OAB Editora, 2021. Homenagem ao Ministro Luiz Fux, que viabilizou a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado do Rio de Janeiro, apresenta uma coletânea de trabalhos científicos das várias áreas do direito, da autoria de Ministros do STF, do STJ e de Magistrados e advogados da área ambiental, infraestrutura e urbanismo a partir de uma perspectiva multidisciplinar sobre o serviço de esgotamento sanitário, a estrutura tarifária e a realidade enfrentada pelas concessionárias de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Page 1 of 53
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173