NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 16 Dezembro 2020 00:30

Humildade e capacidade intelectual são destacadas em homenagem a Paulo Bonavides

Na sua conferência sobre ‘A importância da obra de Paulo Bonavides’, nesta terça-feira (15/12), no canal TVIAB no YouTube, o conselheiro federal pela OAB/RJ Carlos Roberto Siqueira Castro afirmou: “Despido de vaidades, Paulo Bonavides sempre esteve à frente das questões constitucionais pioneiras, sendo autor de uma vasta e importantíssima obra jurídica voltada para a construção do Estado social brasileiro, como instrumento de proteção da  democracia, dos direitos humanos, da justiça e da igualdade”. Consócio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 1995, o jurista paraibano morreu aos 95 anos, no dia 30 de outubro último, no Ceará.
Aberto pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, o webinar Papo com o IAB, que teve o apoio da OAB Nacional e da OAB/RJ, foi marcado por depoimentos que destacaram a humildade e a capacidade intelectual do homenageado.  “Foi um dos mais ilustres pensadores do Direito Constitucional”, afirmou Rita Cortez. O IAB e a OAB estão recebendo artigos para a produção de um livro em homenagem ao jurista.

O presidente da Comissão de Direito Constitucional do IAB, Sérgio Sant’Anna, que conduziu o evento, disse: “Esta é uma homenagem que, como qualquer outra, jamais estará à altura da grandeza do professor Paulo Bonavides, que, aliás, me deu uma valiosa contribuição no desenvolvimento da minha tese de doutorado”. O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, Hélio das Chagas Leitão Neto, membro efetivo do IAB, representou o presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz. 

“Paulo Bonavides foi um homem extremamente simples e a maior referência do Direito Constitucional para estudiosos de várias gerações”, afirmou Hélio das Chagas Leitão Neto, que acrescentou: “Neste momento de agressões à cidadania, as instâncias da sociedade civil são chamadas para que a sua voz seja ouvida, tendo o apoio do IAB e da OAB, que estão à altura das suas responsabilidades como defensoras da democracia”.

Ícone da resistência – Carlos Roberto Siqueira Castro, que é membro efetivo do IAB e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), elogiou a atual administração do Instituto. “Nunca vi o IAB tão dinâmico como na gestão de Rita Cortez”, afirmou. O advogado também fez um resumo da trajetória do homenageado: “De origem humilde, nascido em Patos, na Paraíba, Bonavides foi com nove anos para o Ceará e, mais tarde, veio para o Rio de Janeiro, onde se formou pela Faculdade Nacional de Direito”. Carlos Roberto Siqueira Castro também citou a longa amizade com o jurista: “Convivi com ele por quase cinco décadas e, durante a ditadura militar, o tinha como um ícone da resistência democrática”.

O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, participou do evento. “Detentor da maior honraria da Ordem, que é a Medalha Rui Barbosa, o professor Paulo Bonavides representa a capacidade intelectual do jurista brasileiro para a construção de um Direito Constitucional nacional, além de ser uma figura inesquecível pelo respeito pela democracia e pelos direitos humanos, e também por sua ternura com as pessoas”, disse Luciano Bandeira.

A presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ, Vânia Aieta, membro efetivo do IAB, também ressaltou a capacidade intelectual do jurista: “Sempre esteve à frente das questões constitucionais mais vanguardistas e foi um escritor incansável, um professor notável e um conferencista de respeitável envergadura”.

Membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Rodrigo Mascarenhas se referiu ao jurista como um homem à frente do seu tempo: “O professor Paulo Bonavides, como grande intelectual que era, soube muito bem identificar o surgimento da relevância dos direitos fundamentais, antes que isso entrasse na moda”.

Representante estadual titular do IAB no Ceará, Christiane do Vale Leitão ingressou no canal TVIAB e participou do final do webimar.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173