Sexta, 03 Dezembro 2021 21:47

‘É preciso defender o ensino público, gratuito e de qualidade’, afirma Rita Cortez 

No lançamento virtual da edição especial da Revista Eletrônica da OAB/RJ, comemorativa aos 130 Anos da Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nesta sexta-feira (3/12), no canal da seccional no YouTube, a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, afirmou: “É preciso defender o ensino público, gratuito e de qualidade prestado pelas nossas universidades, entre as quais a FND, merecidamente homenageada por sua história fantástica, marcada pela vocação de formar bacharéis com perfil eminentemente voltado para a defesa da liberdade e da igualdade”.  A presidente nacional do IAB também destacou a importância das atividades promovidas pela  Associação dos Antigos Alunos de Direito (Alumni) da UFRJ, presidida por Paulo Horn, membro efetivo do Instituto.
A elaboração da edição especial foi uma iniciativa do Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) da OAB/RJ, dirigido por Aderson Bussinger Carvalho. Ele conduziu o lançamento da publicação, que tem como coordenadora técnica a professora Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca. “Tenho muito carinho e respeito pelo papel acadêmico, institucional e político da FND na vida nacional, inclusive em razão da sua resistência à ditadura militar de 1964”, ressaltou Aderson Bussinger Carvalho. Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca, por sua vez, falou da “grande satisfação em colaborar com os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional”. 

O diretor do CDP agradeceu ao IAB o acesso a documentos importantes da Biblioteca Daniel Aarão Reis para a produção da publicação. Rita Cortez elogiou a qualidade da revista e convidou a OAB/RJ a relançá-la no webinar Saindo do Prelo, no canal do TVIAB no YouTube. O diretor de Comunicação da OAB/RJ, Marcus Vinicius Cordeiro, representou o presidente da seccional, Luciano Bandeira. “Parabenizo o CDP por ter reunido profissionais gabaritados para a realização de um trabalho estupendo a respeito desse centro de produção de conhecimentos jurídicos e de resistência política que se chama Faculdade Nacional de Direito da UFRJ”, disse o advogado.  

Também participaram do evento a ex-aluna e desembargadora Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ); a vice-diretora da FND/UFRJ, Carolina Pizoeiro Gerolimich; os professores de Direito Empresarial da FND/UFRJ Kone Cesario e Alexandre Assumpção, e o representante do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco) Lucas Barbosa.