Quarta, 18 Novembro 2020 14:59

Siqueira Castro é homenageado com a Medalha Rui Barbosa nos 90 anos da OAB 

Carlos Roberto de Siqueira Castro Carlos Roberto de Siqueira Castro
No dia em que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) completou 90 anos, o advogado e conselheiro federal (RJ) Carlos Roberto de Siqueira Castro, membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 1977, foi homenageado com a Medalha Rui Barbosa. A mais importante comenda da advocacia brasileira foi entregue nesta quarta-feira (18/11) pelo presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Felipe Santa Cruz, na sessão histórica do Conselho Pleno, da qual participou virtualmente a presidente nacional do IAB, Rita Cortez. “É um orgulho para o IAB, que deu origem à OAB há 90 anos, ver o consócio Siqueira Castro sendo merecidamente homenageado, pois ele é um dos maiores constitucionalistas do País e sempre colocou seu conhecimento a serviço da advocacia brasileira”, afirmou a presidente. 
Rita Cortez destacou outra virtude do homenageado: “O seu pensamento nunca deixou de ser voltado para a construção de uma sociedade mais humana”. Após receber a comenda, Siqueira Castro afirmou: “O IAB gerou a OAB e tem hoje como presidente a querida Rita Cortez”. Ao agradecer a homenagem, ele disse que jamais imaginou “ser merecedor da comenda máxima da advocacia brasileira”. A presidente do Instituto mencionou que Siqueira Castro foi agraciado pelo IAB com a Medalha Levi Carneiro. Na sessão ordinária de 13 de março de 2019, conduzida por Rita Cortez, ele foi condecorado com a comenda destinada àqueles com mais de 30 anos de filiação e destacada participação na vida associativa.  

A presidente dedicou algumas palavras à defesa de um reconhecimento maior das mulheres na advocacia. “Haverá um dia em que não precisaremos mais falar que Cléa Carpi foi a única mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, que eu fui uma das duas mulheres que ocuparam a presidência do IAB e que Fernanda Marinela foi a única mulher a presidir uma Seccional, no caso, a OAB de Alagoas”, previu. 

 
Rita Cortez


‘Histórico de lutas’ – Na comemoração dos 90 anos da Ordem, Felipe Santa Cruz falou sobre desafios: “Nosso histórico de lutas revela que, em uma instituição como a nossa, acomodar-se não é uma opção. Estamos cotidianamente sendo desafiados por novas realidades, cujas demandas devemos responder com eficiência”. O vice-presidente do CFOAB, Luiz Viana, fez a saudação a Siqueira Castro: “A vida dele confunde-se com a advocacia, a cátedra e os cuidados com todos que o cercam”. 

Na sessão, o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, entregou a Medalha Comemorativa dos 90 anos da OAB às conselheiras federais Ana Beatriz Presgrave (RN) e Fernanda Marinela (AL). 

 

Em seu currículo, Carlos Roberto Siqueira Castro carrega quase 50 anos de advocacia. Foi procurador da República, tendo concluído a carreira no Ministério Público Federal, em 1997, como subprocurador-geral da República. Ele também integrou a Comissão de Elaboração do Anteprojeto de Lei da Constituição do Estado do Rio de Janeiro e atuou como assessor na Assembleia Nacional Constituinte, em 1987.  

Siqueira Castro iniciou sua carreira acadêmica em 1975, como professor de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde lecionou por cerca de 30 anos. Desde 2011, é professor visitante nas Faculdades de Direito da Université Panthéon Assas – Paris II e da Université de Montpellier, na França.