A presidente do IAB disse que a visita era para retomar a parceria, através do Termo de Cooperação celebrado entre as Instituições, ainda na sua gestão anterior (2019-2022). Cortez frisou que o quadro social do IAB também abraça a magistratura e convidou o desembargador Saadi a participar do VI Congresso Italo-Luso-Brasileiro de Direito, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro em Roma e no qual o IAB terá duas mesas de debates. O magistrado confirmou no a presença.
“O IMB é um antigo parceiro que sempre nos prestigiou com muito entusiasmo nas atividades culturais desenvolvidas pelo IAB. Estou extremamente contente com a retomada do contato e com as metas traçadas na reunião. Convidei o presidente para estar conosco em Roma, sendo ele um entusiasta do Direito de Família, e ele se mostrou disposto a nos acompanhar nesta empreitada”, contou Rita Cortez.
Os dois presidentes iniciaram a gestão para o triênio 2025-2028 este ano e com várias afinidades nas instituições, que cuidam de disseminar e reservar a cultura jurídica em território nacional. Saadi e Cortez iniciaram o encontro fazendo um retrospecto de suas realizações no primeiro semestre de 2025, anunciando os eventos para o segundo semestre e as pretensões para 2026.
Ambos concluíram haver muito em comum nos objetivos das instituições e metas de gestão. Não demorou para que iniciassem um programa de realizações conjuntas, que oportunamente serão divulgadas. O presidente do IMB destacou que é importante fortalecer os laços com as instituições parceiras e coirmãs. “A humanização, amizade e aproximação reforçam e contribuem muito para as parcerias institucionais”, afirmou o Desembargador Saadi.
Acompanharam a presidente do IAB os diretores de Relações Institucionais, Adilson Pires, de Parcerias e Convênios, Débora Martins, e de Relações Públicas, Felipe Tedesco. Esteve ao lado do presidente do IMB o desembargador Antônio Carlos Esteves Torres, que preside o Grupo de Estudos sobre História do Direito do IMB e também integra a Comissão de Direito Empresarial do IAB. O gerente administrativo do IMB, André Maia, também acompanhou a reunião.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do IMB.)