OPINIÃO

CONSÓCIOS

Quinta, 29 Agosto 2019 14:01

A Amazônia é uma questão internacional

As razões são simples. Vários países compartilham a Amazônia, inclusive a França, além disso, a região desempenha importante papel no clima mundial. Trata-se, portanto, de um ecossistema de “interesse global" e não um “patrimônio comum". Como interesse global, os países que a dividem não abdicam da “soberania sobre seus recursos naturais" que deverão ser explorados segundo sua legislação interna. 

A recente polêmica acerca das queimadas está distorcida, talvez em função da grande quantidade de fumaça que se espalhou sobre São Paulo. Incêndios naturais sempre existiram e continuarão a existir. Cabe aos governos da região administrá-los e para isto, estão legitimados a buscar a cooperação da comunidade internacional, haja vista que a proteção da diversidade biológica é uma “responsabilidade comum, porém duferencuada". 

Não há dúvida que há uma baixa utilização do potencial econômico da área, sobretudo no que se refere aos seus recursos minerais que podem e devem ser explorados de forma sustentável e moderna. Não será o garimpo que resolverá a questão. A experiência amazônica com a garimpagem é péssima. A biotecnologia é uma alternativa importante, mas não a única.

O combate às atividades ilegais deve ser uma prioridade. Neste ponto, há que se rever o papel de órgãos como o IBAMA e ICMBIO que possuem grandes contingentes de servidores fora da região. Compare-se o número de servidores de tais órgãos em Brasília, com o número de lotados na Amazônia.  Alterar esse quadro seria uma inequívoca demonstração do governo brasileiro de um efetivo comprometimento com a proteção da área. A cooperação internacional é fundamental para, em momento de crise fiscal, prover os recursos necessários para melhor fiscalização e controle.

Não se desconhecem as razões comerciais e políticas que podem estar por trás da atual crise ambiental. Todavia, diplomacia ambiental se faz pela busca do entendimento, sabendo utilizar os nossos ativos em favor do país. Confunde -se quem acha que o agronegócio será beneficiado com a diminuição da floresta. Tanto mais grave será o resultado da incompreensão, quanto mais elevado for o cargo daquele que não tem capacidade de compreender o problema. É, no mínimo ingênuo, achar que as questões amazônicas só dizem respeito ao Brasil.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173