NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 01 Dezembro 2020 12:23

Rita Cortez sugere pesquisa com a OAB/RJ sobre a história da advocacia brasileira 

O Centro de Memórias do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) da OAB/RJ poderão vir a desenvolver um projeto conjunto de pesquisa sobre a história da advocacia brasileira. A ideia foi lançada pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, ao participar nesta segunda-feira (30/11) do lançamento da Revista Eletrônica Semestral da Seccional. “Seria um projeto fantástico, a ser desenvolvido a partir da parceria acadêmica e cultural já existente entre o IAB e a OAB”, destacou Rita Cortez. O diretor do CDP, Aderson Bussinger Carvalho, acolheu a proposta. 
O advogado falou sobre a 6ª edição da revista: “Não temos a pretensão de que ela seja uma revista acadêmica, mas uma publicação que possa ajudar na formação da cidadania da advocacia”. De acordo com Aderson Bussinger Carvalho, “o compromisso do CDP na elaboração da revista é com a atualidade, a leitura crítica do Direito, o pluralismo de ideias e a democratização do espaço”. 

A coordenação da revista é da advogada e professora Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca. “Esta edição traz 12 artigos selecionados pelo Conselho Editorial com base nos critérios da atualidade e da interdisciplinaridade do Direito com outras áreas da ciência”, disse. Segundo ela, “a cada edição, os artigos estão cada vez mais abrangentes e polêmicos, com grandes contribuições de jovens advogados”. 

Rita Cortez se disse “admiradora do trabalho desenvolvido pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional” e falou um pouco da Revista Digital do IAB: “A nossa revista é acadêmica e expressa a opinião jurídica desenvolvida, principalmente, pelas comissões temáticas, que produzem pareceres sobre projetos de leis em análise no Congresso Nacional”. A presidente ressaltou “o excelente trabalho” realizado pela coordenadora da publicação, Kátia Rubinstein Tavares. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173