NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 05 Outubro 2023 01:56

Quatro advogados com mais de 30 anos de filiação ao IAB são homenageados com a Medalha Levi Carneiro

Da esq. para a dir., Leilah Barbosa Borges Ribeiro da Costa, Sérgio Tostes e Sydney Limeira Sanches Da esq. para a dir., Leilah Barbosa Borges Ribeiro da Costa, Sérgio Tostes e Sydney Limeira Sanches

Neste ano em que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) completou 180 anos de fundação, a entidade escolheu homenagear mensalmente seus filiados que contribuíram com a manutenção do trabalho quase bicentenário. Nesta quarta-feira (4/10), Leilah Barbosa Borges Ribeiro da Costa, Gustavo Miguez de Mello, Hugo Napoleão do Rego Neto e Roberto Ferreira Rosas foram agraciados com a Medalha Levi Carneiro, dedicada aos consócios com mais de 30 anos de associação e serviços prestados ao IAB. “Esse momento tem sido muito gratificante e simbólico. A religação do quadro associativo tradicional com o IAB tem gerado muita felicidade”, disse o presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches. 

Sérgio Tostes

Conduzindo a solenidade, o presidente lembrou que a entrega dessa comenda também têm sido “uma forma de relembrarmos e resgatarmos esse personagem tão importante para a história do Brasil e da advocacia, que é Levi Carneiro”. Ao saudar os homenageados, o orador oficial do IAB, Sérgio Tostes, destacou que os quatro advogados engrandecem as letras jurídicas e os quadros associativos do IAB. Elogiando a trajetória individual dos membros, ele também afirmou que é uma honra para o Instituto tê-los como consócios. Leilah da Costa, segundo Tostes, é uma grande defensora dos direitos da mulher e foi uma precursora de iniciativas de gênero importantes dentro da OAB/RJ. Filiada ao IAB há 34 anos, a advogada também contribuiu com sugestões para a elaboração da Lei Maria da Penha. 

Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Roberto Ferreira Rosas e Gustavo Miguez de Mello 

Ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Roberto Rosas foi elogiado pela grande contribuição com o campo teórico do Direito, tendo sido autor de diversas obras na área. “Ele sempre foi um desbravador e continua sendo. Sua idade está totalmente de acordo com sua capacidade técnica e intelectual, que estão sempre em evolução”, disse Tostes. Com quase 60 anos de atividade profissional, Gustavo de Mello foi definido pelo orador do IAB como um advogado ousado e de carreira brilhante. “Na vida de Gustavo, uma coisa é certa: Ele tem a exata noção do que é justo e correto”, afirmou. Tostes finalizou sua oração saudando Hugo Napoleão do Rego, associado do IAB há 48 anos, que foi governador do Piauí, ministro de Estado nas pastas da Educação, Cultura e Comunicações, deputado federal e senador constituinte. “É um prazer tê-lo no Instituto e saudar sua inapagável presença na história do Brasil”, completou. 

Hugo Napoleão do Rego Neto

Emoção e honra foram as palavras usadas por Leilah da Costa para definir a gratidão pelo recebimento da Medalha Levi Carneiro. “São 51 anos de ininterrupta advocacia em que dediquei todo o meu empenho e esforço na busca de um Direito menos elitista, mais participativo, que pudesse fazer da sociedade brasileira uma sociedade menos excludente, mais protetora e de mais justiça social. É por tudo isso que continuo lutando”, disse a advogada em seu discurso de agradecimento. Ao subir na tribuna do Instituto, Hugo Napoleão do Rego também ressaltou a grande emoção em ser homenageado pela Casa de Montezuma e relembrou grandes momentos de sua carreira política: “Quero dizer que nessas passagens todas a mais bonita foi ter governado o meu Piauí. A mais difícil, mas a mais bonita”. 

Da esq. para a dir., Edmée da Conceição Cardoso, Bernardo Gicquel, Sydney Limeira Sanches e Gustavo Miguez de Mello 

Sydney Sanches entregou a Gustavo de Mello e Roberto Rosas outra homenagem: placas comemorativas pelas mais de cinco décadas em que os advogados prestaram serviços à Casa de Montezuma. Rosas está no IAB há 53 anos e Mello há 54. Atuante na área de Direito Tributário há quase 60 anos, Mello destacou em seu discurso que continua lutando arduamente por uma tributação mais justa no País. “Agradeço pela medalha, que muito me sensibilizou, e desejo a todos que continuem no Instituto trazendo suas contribuições valiosas e sendo felizes”, disse ele. Em sua fala, Rosas sublinhou a importância da figura que nomeia a medalha: Levi Carneiro foi presidente do Instituto quando a OAB foi criada e se tornou o primeiro a presidir a Ordem. Lembrando dos 180 anos do IAB, o advogado afirmou que “é um compromisso muito grande, uma honra, uma satisfação e também um dever continuar prestando serviços direta ou indiretamente ao Instituto dos Advogados, que está a caminho do seu bicentenário”. 

A solenidade também foi um momento de emoção para Leda Napoleão, que estava acompanhando o marido, Hugo Napoleão, e para a diretora de Diversidade e Representação Racial do IAB, Edmée da Conceição Cardoso. Elas, que foram vizinhas há 40 anos quando residiram no Maranhão, se reencontraram por ocasião da homenagem no IAB. 
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173