NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 06 Agosto 2025 02:48

Presidente do IAB participa da posse de nova comissão da OAB/RJ sobre impacto da informação no Direito

  Da esq. para a dir., Rita Cortez e Alessandra Ávila. Fotos: Divulgação OAB/RJ Da esq. para a dir., Rita Cortez e Alessandra Ávila. Fotos: Divulgação OAB/RJ

O apoio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) à recém-criada Comissão de Estudos sobre o Regime da Informação Jurídica e seus Impactos no Direito da OAB/RJ foi declarado pela presidente nacional da Casa de Montezuma, Rita Cortez, durante a cerimônia de posse do grupo. A solenidade aconteceu na sede da Seccional nesta terça-feira (5/8). Na ocasião, a advogada enalteceu a iniciativa e afirmou: “Todas as entidades precisam atuar de forma conjunta e unida porque, assim, ganha a advocacia”. 

Criada com um propósito estratégico, a nova comissão desempenha um papel essencial no avanço do Direito por meio da gestão da informação jurídica. Com ênfase na modernização das formas de organizar e disseminar o conhecimento legal, o grupo reunirá especialistas das áreas jurídica e da ciência da informação para desenvolver diretrizes e políticas que favoreçam o acesso qualificado ao conteúdo jurídico.

Da esq. para a dir., Rita Cortez, Alessandra Ávila, Ana Tereza Basilio, Carla Maria Viola e Ricardo Menezes

A presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, conduziu o evento e ressaltou que a diretoria dá seu apoio integral à nova comissão, em consonância com a valorização dada aos demais grupos da Ordem, que abrangem áreas de importância para a sociedade. “Tenho certeza que essa comissão vai dar muito material de estudo, debate e reflexão para a advocacia”, disse ela. 

Empossada presidente da comissão, Alessandra Ávila afirmou estar honrada em assumir o desafio de conduzir o grupo. “Agradeço à diretoria que enxergou a urgência e a relevância de pensarmos a informação jurídica como um regime, um sistema complexo, interconectado e político, que organiza a forma como o Direito se manifesta e se transforma na sociedade contemporânea”, enfatizou. 

A mesa da solenidade também contou com a presença da vice-presidente da Comissão de Estudos sobre o Regime da Informação Jurídica e seus Impactos no Direito da OAB/RJ, Carla Maria Viola, e do assessor da presidência da OAB/RJ, Ricardo Menezes. 


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173