Na solenidade, o presidente do Tribunal, desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, presidiu a mesa de trabalhos, que também contou com a presença do vice-presidente do TRF2, desembargador federal Marcus Abraham; do corregedor-regional da Justiça Federal na 2ª Região, desembargador federal Firly Nascimento Filho; do desembargador federal Roger Raupp Rios, representando a Presidência do TRF4, e do procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Miguel Saad. A sessão solene foi prestigiada por outras autoridades, advogados e convidados.
Em nome dos agraciados do TRF2, Cláudia Franco Corrêa fez uso da palavra para agradecer a homenagem. A desembargadora destacou a importância simbólica da comenda, como uma convocação para os homenageados renovarem seu juramento de lealdade à Corte, à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito. “Em tempos de tantos ataques e tentativas de descredibilizar o Poder Judiciário, é de fundamental importância a presença de uma magistratura firme, leal e profundamente comprometida com esses valores que são indissociáveis do próprio exercício da jurisdição”, pontuou.
Luiz Paulo da Silva Araújo Filho fez coro com a colega de toga, ressaltando os valores consolidados no código de ética da magistratura, que, observou, são muito rigorosos e devem ser seguidos sem concessões: “São exigências que expressam a seriedade e a gravidade que se espera de todos nós magistrados. Poucas profissões são de tal forma cobradas socialmente, sob todos os aspectos, como o é a magistratura”, disse.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)