NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 28 Novembro 2023 02:27

Presidente do IAB participa de abertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Da esq. para a dir., Nabor Bulhões, Sydney Limeira Sanches, Mônica Sifuentes e Sérgio Castro. Fotos: Divulgação CFOAB Da esq. para a dir., Nabor Bulhões, Sydney Limeira Sanches, Mônica Sifuentes e Sérgio Castro. Fotos: Divulgação CFOAB

A abertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, iniciada nesta segunda-feira (27/11), contou com a participação do presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches. O encontro, que acontece até esta quarta-feira (29/11) no Expominas, em Belo Horizonte (MG), pleiteia a titulação do Guinness World Records (Livro dos Recordes) de maior evento jurídico do mundo realizado em uma semana, com mais de 20 mil inscritos. A confirmação de que o título será concedido será dada no final do evento. (No dia 28, o Guinness confirmou a 24ª Conferência como o maior congresso da área jurídica em uma semana. O anúncio foi feito pela adjudicadora oficial do Guinness, Camila Borestein. O evento reuniu 21.960 congressistas.)

A mesa da cerimônia, conduzida pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, também foi composta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; pelo presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo; pelo vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn; pela secretária-geral do CFOAB, Sayury Otoni; pela secretária-geral adjunta do CFOAB, Milena Gama; pelo diretor-tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos e lideranças nacionais da advocacia e do País.

Sérgio Leonardo

Na abertura do evento, que tem como temas principais “Constituição, Democracia e Liberdades”, Sérgio Leonardo destacou a indispensabilidade do advogado para a administração da Justiça. “Nosso trabalho aqui em Minas Gerais é lastreado na inovação, na inclusão e no avanço, e tem como foco nossa concepção de sermos instrumentos de transformação positiva da realidade”, destacou o presidente da Seccional mineira. 

Da esq. para a dir., Sayury Otoni, Bernardo Cabral e Beto Simonetti 

Na ocasião, a Ordem outorgou a Medalha Rui Barbosa ao membro benemérito do IAB Bernardo Cabral. A honraria, considerada a mais importante da instituição, foi entregue por Beto Simonetti e Sayury Otoni. Para a secretária-geral da OAB, Cabral e Rui Barbosa, cujo nome batiza a honraria, são imbricados pelo espírito da liberdade que guiou a vida de Rui Barbosa e do homenageado. “Este momento, portanto, promove o encontro de duas trajetórias – jurídicas, políticas, afetivas e intelectuais – determinantes para a construção de um país democrático”, afirmou. 

Agradecimento – Em agradecimento, Bernardo Cabral afirmou: “Daqui a três meses, eu completo 70 anos de advocacia e hoje acabo de receber uma medalha importante como essa, com o nome de Rui Barbosa. Nem todos podem portar essa medalha que eu seguro, por isso o orgulho que tenho com essa homenagem. Obrigado a todos, especialmente minha esposa, família e amigos".

A homenagem foi aprovada por aclamação durante sessão do Conselho Pleno, em abril. Cabral atuou como advogado, jornalista, promotor, chefe de polícia e psicólogo. Presidiu o Conselho Federal da OAB no biênio 1981-1983 e foi relator-geral da Assembleia Constituinte, tendo sugerido a inclusão na Carta do artigo 133, que define o advogado como indispensável à administração da Justiça.

Durante a solenidade, também houve homenagens ao patrono nacional da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, Beto Simonetti, advogado atuante eleito por quatro vezes presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), entre os anos de 1993 e 2006 e ao patrono local da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, Jair Leonardo Lopes, advogado, professor, ex-presidente da OAB/MG e ex-desembargador, pelo trabalho realizado em prol da advocacia brasileira.

Beto Simonetti 

Defesa das prerrogativas – Em seu discurso, Beto Simonetti ressaltou a necessidade de a categoria se lançar contra “o tolhimento das sustentações orais presenciais”. No ano em que a OAB completa 93 anos, Simonetti recordou o papel da Ordem como espaço de reafirmação das garantias e de defesa incansável das prerrogativas da advocacia. “Temos compromisso com a excelência do ensino do Direito. Temos compromisso com a liberdade do povo brasileiro. Temos compromisso com a ampla defesa e com o devido processo legal. Desses princípios, jamais podemos nos afastar”, afirmou.

(Com informações da assessoria de imprensa da OAB.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173