NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 03 Setembro 2019 10:42

Presidente apoia discussão para evitar retrocesso, em evento sobre trânsito na OAB/RJ

Da esq. para a dir., Técio Lins e Silva, Armando de Souza, Fábio Nogueira, Rita Cortez e Hugo Leal Da esq. para a dir., Técio Lins e Silva, Armando de Souza, Fábio Nogueira, Rita Cortez e Hugo Leal Foto: Lula Aparício
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de abertura do evento realizado, nesta segunda-feira (2/9), na sede da OAB/RJ, pela Comissão Especial de Legislação e Trânsito da Seccional, para marcar a Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. “Assim como o mês de agosto é marcado pela comemoração do Dia do Advogado e de criação da Lei Maria da Penha, a realização deste debate, que também tem um período específico como referencial, permite colocar em foco questões vinculadas a diferentes áreas do direito”, afirmou Rita Cortez. Segundo ela, “as discussões são fundamentais para criticar medidas que impliquem em retrocesso e colaborar com sugestões que ajudem a efetivar direitos sociais de extrema relevância”, afirmou Rita Cortez.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente da comissão, Armando de Souza. Rita Cortez elogiou a iniciativa de antecipar as comemorações pela Semana Nacional do Trânsito, iniciando logo os debates sobre os efeitos positivos e negativos das alterações na legislação previstas no projeto de lei 3.267/2019. “Com este evento, a comissão, presidida por Armando de Souza, consócio do IAB e presidente também da Comissão do Trânsito da OAB Nacional, nos dá conta do quanto é importante para a população discutir as modificações na legislação do trânsito, bem como apresentar ideias para seu aprimoramento, valorizando a vida, acima de tudo”, disse.

Também compuseram a mesa o ex-presidente do IAB Técio Lins e Silva; o secretário adjunto da OAB/RJ, Fábio Nogueira, e o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), autor da Lei Seca. O parlamentar falou sobre o PL 3.267/2019, do Poder Executivo, que propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CBT). "Esse projeto já parte de uma polêmica, pois foi levado pessoalmente ao Congresso Nacional pelo presidente da República, o que traz uma carga de simbolismo", disse.

De acordo com o deputado, uma das principais alterações previstas no PL é a revogação da exigência de que, sendo reprovado ao tentar tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato tenha que aguardar 15 dias, após a divulgação do resultado, para fazer uma prova. Outro ponto polêmico, segundo Hugo Leal, diz respeito à renovação da CNH. "Isso tem impacto no dia a dia das pessoas. O projeto propõe que a validade, que hoje é de cinco anos, passe para dez anos", disse.

Após a exposição do parlamentar, Técio Lins e Silva falou sobre a Lei 13.546/2017, que trata dos crimes cometidos na direção de veículos automotores.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173