NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 31 Maio 2019 18:49

Posses e homenagens marcam visita de Rita Cortez à OAB/CE e ao Instituto dos Advogados do Ceará

Uma sessão conjunta histórica do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) com o Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) e a Seccional cearense da OAB (OAB/CE) marcou a visita da presidente nacional do IAB, Rita Cortez, a Fortaleza, nesta quinta-feira (30/5). Ela fez uma palestra, deu posse a três novas consócias, foi homenageada com uma placa pelo IAC e condecorou o presidente da entidade, João Gonçalves de Lemos, com a Medalha Luiz Gama.
“Nosso Instituto é bem abrangente e tem uma política de congregar várias entidades e conjugar seu trabalho científico e educacional com outras instituições, como o IAC e a Seccional da Ordem no Ceará”, afirmou Rita Cortez, lembrando que um dos motivos da visita a Fortaleza foi dar posse às advogadas Ana Paula Araujo de Holanda, Francilene Gomes de Brito e Christiane do Vale Leitão como sócias efetivas do IAB.

Antes da sessão conjunta, Rita participou de um breve ato, na sede do IAC, onde descerrou o retrato de Wanda Rita Othon Sidou, advogada cearense, que foi 1ª secretária da OAB/CE e defensora de presos políticos na época da ditadura militar implantada em 1964. Rita estava acompanhada da 3ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães.

O retrato de Wanda Rita Othon Sidou, na sede do IAC

Ao abrir a sessão, no plenário da OAB/CE, o presidente da Seccional, Erinaldo Dantas, disse que sente “profunda admiração pelo IAB, sua história e sua vanguarda, desde os tempos do Império”. Em sua palestra, Rita Cortez falou da advocacia “sob o olhar feminino”, da trajetória das mulheres como trabalhadoras e da conquista de direitos. Ressaltou que o IAB tem uma diretoria predominantemente feminina e lembrou que, nos 176 anos de existência do Instituto, ela é a segunda mulher a ocupar a presidência.

A presidente do IAB também contou um pouco da história da entidade, inclusive do seu papel político, citando vários temas relevantes sobre os quais o Instituto foi chamado a se manifestar ao longo do tempo, como a Abolição da Escravatura, o Código Penal de 1893, o divórcio, o aborto, as prisões ilegais durante a ditadura militar de 64, a Reforma Agrária, a Constituinte de 88 e, mais recentemente, as reformas Trabalhista e da Previdência e as medidas anticrime do ministro Sergio Moro. “O IAB, pelo seu Estatuto e pelos seus objetivos, está no caminho certo”, afirmou a presidente.

Posses e homenagens – Francilene Gomes de Brito foi a primeira nova consócia a ser empossada. Ela irá integrar as comissões de Mediação, Conciliação e Arbitragem e de Acesso à Justiça. Em seguida, tomou posse Ana Paula Araujo de Holanda, que, em sua fala, homenageou o jurista cearense Clovis Bevilacqua. Ela também fará parte da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. Christiane do Vale Leitão, terceira empossada, agradeceu “por ser aceita em tão seleto grupo de mulheres lutadoras”.

Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Francilene Gomes de Brito e Rita Cortez

Rita Cortez e Ana Paula Araujo de Holanda


Rita Cortez e Christiane do Vale Leitão

Rita Cortez entregou a Medalha Luiz Gama ao presidente do IAC, João Gonçalves de Lemos, “por sua dedicação à advocacia, ao Direito e por sua parceria com o Instituto dos Advogados Brasileiros”. Desenhada por Oscar Niemeyer, em 2009, aos 101 anos de idade, especialmente para o IAB, a medalha, um dos últimos trabalhos do arquiteto, que morreu três anos depois, homenageia os que atuam em defesa do estado democrático de direito. Nascido em 1830, filho de um fidalgo português com uma escrava, Luiz Gama destacou-se na luta a favor da abolição da escravatura, atuando como rábula.

Rita foi homenageada pelo presidente do IAC com uma placa onde se lê que a presidente do IAB “cumpre a precípua missão institucional de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito”.

 Rita Cortez, com a placa que recebeu do IAC, e João Gonçalves de Lemos, com a Medalha Luiz Gama

Na mesma sessão, João Gonçalves de Lemos deu posse a quatro novas sócias do Instituto dos Advogados do Ceará: Cynara Mariano, Raquel Machado, Darlene Braga e Ana Vladia Feitosa, que é vice-presidente da OAB/CE.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173