NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 08 Março 2022 16:13

‘O maior desafio é inspirar os homens a abraçarem a nossa luta’, afirma Rita Cortez 

No alto, à direita, a presidente nacional do IAB, Rita Cortez No alto, à direita, a presidente nacional do IAB, Rita Cortez

Uma análise sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento dos direitos femininos no século 21 foi o tema central do evento híbrido realizado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), no auditório desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, nesta terça-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher. A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou virtualmente o painel de abertura e afirmou: “O maior desafio é inspirar os homens a abraçarem a nossa luta, estimular o companheirismo, a solidariedade e o reconhecimento, por parte deles, das nossas competências e qualidades”. Rita Cortez voltou a repudiar as “gravíssimas falas” de teor sexista do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) a respeito das mulheres ucranianas. 

A diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, ao abrir o evento, apresentar as integrantes da mesa de abertura e se referir à presidente nacional do IAB, disse: “Rita Cortez mudou a cara do Instituto e promoveu grandes eventos, como o realizado há duas semanas para discutir o importante tema da visibilidade trans, numa demonstração de que a gestão tem sido progressista e aberto portas para assuntos novos”. Para Rita Cortez, ainda são muitos os obstáculos no caminho das mulheres. Segundo ela, “há uma grande resistência, que começa na família, passa pela escola e desagua invariavelmente no trabalho, no Judiciário, nos partidos políticos, nos meios acadêmicos e nas instituições públicas”. 

Cristina Tereza Gaulia também comentou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres: “É preciso superar obstáculos sociais, econômicos e educacionais, para garantir o desenvolvimento dos direitos femininos no século 21”.  Ainda de acordo com a magistrada, “é necessário também lutar pelo fim dos preconceitos, da violência e dos assédios àquelas que choram, sofrem, levantam a cabeça, trabalham, sentem frio, sentem fome e se vendem para sobreviver e proteger as suas crias, os seus filhotes”. 

 

Da esq. para a dir., Giowana Cambrone, Adriana Ramos de Mello, Cristina Tereza Gaulia e Eunice Haddad

 

O primeiro painel, que tratou do tema Obstáculos sociais ao desenvolvimento do feminismo, foi coordenado pela presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar, de Gênero e Idoso da Emerj, juíza Adriana Ramos de Mello. Também participaram a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad; a coordenadora da Justiça Federal na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Priscilla Correa, que representou a presidente da entidade, juíza Renata Gil; a advogada e ativista trans Giowana Cambrone e a professora Sandra Lurine.  

O segundo painel, coordenado pelo desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), foi dedicado ao debate sobre Feminismo no século 21: feminismo de luta. Participaram as presidentes da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem) do TJRJ, desembargadora Suely Magalhães, e da Comissão da Mulher do IAB, Deborah Prates; a procuradora Carla Araújo, a professora Barbara Lupetti e a advogada Patrícia Sanches.  

O encontro também foi marcado pelo lançamento de dois livros: Metendo a colher, de autoria do desembargador Wagner Cinelli, aborda a cultura machista que permeia diversas relações sociais; Sobre feminismos, escrito pela desembargadora do TJRJ Andréa Pachá e pela professora Vilma Piedade, trata de racismo, envelhecimento, maternidade e solidão.  

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173