NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 16 Julho 2021 00:03

‘O grande propulsor da economia é a inovação’, afirma especialista em startups 

Lucas Caminha Lucas Caminha
A convite do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o advogado Lucas Caminha, membro da Comissão de Direito da Concorrência da OAB/RJ, fez palestra nesta quinta-feira (15/7), no canal TV IAB no YouTube, no lançamento do seu livro Captação de recursos por startups, escrito em parceria com o advogado e membro efetivo do IAB Gustavo Flausino Coelho. “O grande propulsor da economia é a inovação, que elimina o que ficou para trás e abre espaço para os avanços, que hoje estão sendo proporcionados, em grande parte, pelas startups”, afirmou Lucas Caminha. O webinar Saindo do Prelo foi aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e encerrado pelo 2º vice-presidente, Sydney Sanches. Os debates foram mediados pela diretora de Biblioteca, Marcia Dinis. 
Ao falar sobre o tratamento dispensado no livro às startups – denominação dada às empresas inovadoras que, com custos de manutenção muito baixos, conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores –, Gustavo Flausino Coelho disse: “O livro foi escrito para jogar luz sobre os aspectos usuais de uma negociação tradicional e, principalmente, os meios atuais de captação de recursos, mostrando que o mundo das startups parece paralelo para muitos, mas na verdade é cada vez mais dominante”. Também participou do webinar a advogada Raquel Rangel, membro da Comissão de Direito Digital do IAB, que comentou os avanços que deverão ser proporcionados pelo Marco Legal das Startups (Lei Complementar 182/2021), que entrará em vigor no dia 1º de setembro deste ano. 

Anjos da guarda – Lucas Caminha destacou a importância de que os investimentos nas startups sejam crescentes. “Inovações tecnológicas exigem investimentos que, de início, podem se limitar a recursos próprios, familiares, mas depois é preciso buscar os chamados investidores externos para que as startups possam continuar crescendo e até mesmo virem a ser abraçadas por empresas maiores”, opinou. O advogado, que é mestre em Direito Empresarial pela Uerj, chamou os investidores externos de “anjos da guarda”. De acordo com ele, “são investidores privados que têm um patrimônio considerável e contribuem para o desenvolvimento das startups, pois, a partir de certo ponto, se não receberem mais recursos, elas morrem”. 

 

Sydney Sanches, que preside a Comissão Nacional de Direitos Autorais do Conselho Federal da OAB (CFOAB), comentou a expectativa do mercado em relação aos futuros efeitos do Marco Legal das Startups: “A nova legislação deverá proporcionar maior segurança no ambiente da propriedade intelectual, em que carteiras de investimentos voltadas para a economia criativa recorrem às grandes plataformas digitais, que disponibilizam o acesso as obras artísticas, para garantir o desenvolvimento das suas atividades”. 

Raquel Rangel também se mostrou confiante nas mudanças a serem propiciadas pela nova legislação: “Empreender no Brasil sempre foi muito difícil, principalmente por conta do sistema tributário e da intrincada burocracia, razão pela qual a Lei Complementar 182/2021 é bem-vinda por trazer um rol de instrumentos que deverão facilitar e estimular o desenvolvimento das startups”,  disse a advogada.  
Entre as novidades da nova legislação está a criação de um ambiente regulatório experimental, com regime diferenciado para permitir que startups lancem produtos com menos burocracia. Além disso, agências reguladoras, como a Anvisa ou a Anatel, poderão suspender temporariamente para as startups determinadas normas exigidas das empresas que atuam no setor. 

No encerramento do evento, Marcia Dinis elogiou a qualidade das palestras e do livro – um exemplar foi sorteado entre os participantes do webinar – e ressaltou que o tema da obra é um assunto de interesse de toda a advocacia. “O crescimento das startups e o fenômeno das bigtechs, como são chamadas as grandes empresas de tecnologia que dominaram o mercado nos últimos anos, como o Google e o Facebook, devem ser compreendidos não somente pelos profissionais que atuam no segmento do Direito Digital, mas por todos, já que a visão empresarial se torna cada vez mais importante para o nosso exercício profissional”, afirmou. 

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173