Na ocasião, o presidente da ABI, Octávio Costa, foi reconduzido ao cargo. Os representantes do IAB parabenizaram os empossados e o presidente reeleito e reafirmaram a parceria da Casa de Montezuma com a ABI para a realização de novos projetos. Em seu discurso, Octávio Costa destacou que a gestão continuará atuando para o avanço da imprensa brasileira e a conquista de igualdade nos espaços da profissão. “Queremos aumentar também o número de associados negros e incentivar esse grupo que, no nosso meio, não chega a 10% do total de jornalistas”, disse ele.
Na cerimônia, Vitor Iório foi eleito presidente do Conselho Deliberativo da ABI, e houve discursos da vice-presidente, Regina Pimenta, dos conselheiros Fichel Davit Chargel, decano da ABI, e Marcelo Auler e da jornalista Hildegard Angel.
Eleição – A Chapa 1, ABI Luta Pela Democracia, encabeçada por Octávio Costa e Regina Pimenta, foi eleita com 92,20% dos votos. Votaram 306 associados (64%) dos 479 que estavam aptos a votar, com abstenção de 36%. Na ocasião, o presidente eleito afirmou que a recondução ao cargo era uma vitória construída a muitas mãos que atuam na ABI desde 2019. “Conto com o apoio de todos para esses três anos que temos pela frente, sempre na luta em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e do Estado Democrático de Direito”, disse Octávio Costa.