NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 02 Setembro 2019 19:18

‘O financiamento de processos arbitrais é uma nova tendência do mercado’, afirma Ana Tereza Basílio

Da esq. para a dir., Ana Tereza Basílio, Adriana Brasil Guimarães e Gustavo Schmidt Da esq. para a dir., Ana Tereza Basílio, Adriana Brasil Guimarães e Gustavo Schmidt
A presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Ana Tereza Basílio, na abertura do seminário sobre Financiamentos de arbitragem, realizado no plenário do IAB, na última quinta-feira (29/8), afirmou: “O financiamento de processos arbitrais é uma nova tendência do mercado”. Ao final do encontro, promovido com o apoio do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), a advogada destacou que “os palestrantes e debatedores, alguns deles representantes de fundos nacionais que investem nessa área, ressaltaram que a prática já é utilizada em arbitragens internacionais e domésticas em diversos países”. A 3ª vice-presidente do IAB e 2ª vice-presidente da comissão, Adriana Brasil Guimarães, e o presidente do CBMA, Gustavo Schmidt, integraram a mesa de abertura.
O primeiro painel foi presidido pelo membro da comissão Luiz Cláudio Duarte. Fizeram palestras o presidente do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), Nelson Eizirik, professor da FGV-RJ, membro da International Faculty for Corporate and Securities Law e da Comissão de Direito Empresarial do IAB; e o sócio da Prisma Capital (Brasil) João Mendes de Oliveira Castro. Leonardo Viveiros de Castro, sócio da Leste Litigation Finance, atuou como debatedor.

Segundo Luiz Cláudio Duarte, “os palestrantes fizeram brilhantes exposições sobre a modalidade de financiamento que teria surgido nos EUA e já entre nós há alguns anos”. O advogado explicou que a relação ocorre quando uma parte em litígio arbitral busca financiamento de terceiro para garantir o pagamento dos altos custos do processo, tais como honorários dos árbitros, peritos e advogados, taxas das câmaras de arbitragem e deslocamentos. 

Ele disse que uma das questões discutidas foi se a parte tem o dever de informar ao tribunal arbitral que está sendo financiada por terceiro. “Há o dever de informar ao tribunal. Contudo, por tratar-se de negócio privado entre financiador e financiado, geralmente protegido por cláusula de confidencialidade em relação à qual o tribunal não teria jurisdição, já que o financiador não seria signatário da cláusula compromissória, as condições de financiamento não devem ser necessariamente informadas”, explicou.
 
Da esq. para a dir., Leonardo Viveiros de Castro, Ana Tereza Basílio, Luiz Cláudio Duarte, Nelson Eizirik e João Mendes de Oliveira Castro



O segundo painel foi presidido pela advogada Paula Menna Barreto, membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. Fizeram palestras o membro da comissão do IAB e do Conselho Consultivo do CBMA Pedro Batista Martins, e o presidente da Comissão de Direito Processual Civil do IAB, Ivan Nunes Ferreira. Os temas por eles abordados foram debatidos por Renata Santana, especializada em Negociação, Mediação e Arbitragem e consultora de negócios para o Harbour Litigation Funding.

“O financiamento de arbitragem representa uma forma de facilitar o acesso à Justiça, seja de quem se encontra em dificuldades financeiras ou deseja dividir os riscos da demanda”, disse Ivan Nunes Ferreira. Para o presidente da Comissão de Direito Processual Civil, “o importante é que haja transparência, para que os árbitros e a outra parte saibam quem está financiando e possam verificar se há algum impedimento dos árbitros para a causa”. 
 
Da esq. para a dir., Ivan Nunes Ferreira, Ana Tereza Basílio, Paula Menna Barreto, Pedro Batista Martins e Renata Santana



Na opinião de Ivan Nunes Ferreira, “na relação entre advogado, financiado e financiador, podem surgir conflitos, inclusive, de natureza ética”. Para evitar conflitos, defendeu o advogado, “é importante no contrato de financiamento sejam estabelecidas regras claras e todos tenham conhecimento”.






 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173