NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 20 Julho 2020 23:11

‘O direito é subproduto da religião, mas às vezes é intolerante com ela’, afirma o desembargador André Fontes

O presidente da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), André Fontes, participou de uma live no Instagram, nesta segunda-feira (20/7), no perfil @iabnacional, e afirmou: “O direito é subproduto da religião, mas às vezes é intolerante com ela”. A conversa girou em torno do tema ‘A Filosofia Jurídica em tempo de pandemia’ e foi conduzida pela 1ª vice-presidente da comissão e professora universitária, Maria Lucia Sales Gyrão, para quem “a filosofia é o amor pela sabedoria e a busca da compreensão do mundo”.
Ao falar da intolerância do direito, André Fontes disse que somente as religiões organizadas costumam ser reconhecidas. “Para mim, basta que a pessoa diga que tem fé ou uma religião própria, para eu reconhecê-las”, afirmou. O magistrado comentou as raízes do direito. “O Direito Romano é fruto da filosofia da Grécia Antiga, que, por sua vez, foi proveniente de pensamentos religiosos”.

Ao analisar a influência de princípios religiosos no desenvolvimento da filosofia e, consequentemente, do direito, André Fontes citou um pensamento budista que permeia as duas áreas. “Para demonstrar a importância de se alcançar o ponto de equilíbrio no pensamento, Buda disse que a corda de um instrumento não pode ficar muito esticada, pois corre o risco de arrebentar, nem frouxa, pois assim não produzirá o som esperado”, contou.

O presidente da Comissão de Filosofia do Direito disse também que vários princípios filosóficos, como o da “contradição” e da “dialética”, são advindos do pensamento judaico. “Houve uma época em que a filosofia e a religião se confundiam; por isso, muitos questionamentos filosóficos são de origem religiosa”, informou.

O magistrado tratou, ainda, da relação direta entre o Direito e a Filosofia. “O Direito precisa do raciocínio filosófico para estabelecer o seu rumo e criar padrões de trabalho”, defendeu. André Fontes também destacou a influência, no Brasil, dos estudiosos do direito na construção legislativa, tendo como base a filosofia. “Vários juristas deram grandes contribuições, a partir de pensamentos filosóficos, para a formulação de diversas legislações”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173