NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 15 Março 2022 00:53

‘O assédio é uma face da violência, que cresceu muito na pandemia’, afirma a presidente do IAB 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, ocupou a mesa de honra no lançamento da campanha Advocacia sem assédio, nesta segunda-feira (14/3), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. “O assédio é uma face da violência, que cresceu muito na pandemia, vitimando as mulheres, sexualmente, mas também os homens, que sofrem no local de trabalho o assédio moral, que, aliás, é uma figura antiga”, afirmou a advogada trabalhista. Organizada pela Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), presidida por Cristiane Damasceno Leite, a campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual inclui um canal de denúncias

As investigações dos casos serão feitas por um grupo de advogadas que ficará responsável pela adoção das medidas administrativas e legais cabíveis. A iniciativa abrange também a distribuição de uma cartilha com informações sobre situações em que tanto o assédio sexual quanto o assédio moral ficam caracterizados, como também a respeito das punições previstas na legislação. “Encontramos terreno fértil nesta Diretoria para lançarmos a campanha, que é fruto de um movimento antigo e não só das mulheres, mas de homens também”, afirmou Cristiane Damasceno Leite.  

O lançamento foi conduzido pelo presidente da OAB Nacional, Alberto Simonetti, e contou com a presença da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não há democracia sem o respeito integral pelas mulheres”, afirmou o advogado. De acordo com a ministra, “as mulheres têm o direito de trabalhar sem sofrer assédio de qualquer natureza”.  

 

Rita Cortez

 

A elaboração da campanha incluiu a análise dos dados reunidos na pesquisa realizada pela International Bar Association (IBA), em 2019. Após ouvirem sete mil profissionais do Direito que atuavam em  escritórios de advocacia, empresas, gabinetes de juízes, governos e Judiciário de 135 países, os pesquisadores constataram que uma em cada três advogadas foi assediada sexualmente, enquanto uma em cada duas sofreu assédio moral. No Brasil, conforme o relatório, 23% das mulheres entrevistadas disseram ter sofrido algum tipo de assédio sexual. 

Também integraram a mesa de honra a deputada federal Margarete Coelho (PP-PI) e a ex-conselheira federal da OAB Cléa Carpi, que afirmou: “Aos 85 anos de vida, vejo que essa campanha da Ordem visa à construção de um país livre, solidário, igualitário e fraterno”. A presidente da OAB/BA, Daniela Borges, disse: “Se hoje é difícil para nós exercermos a advocacia, imagine como foi, há muitas décadas, para Cléa Carpi”. Rita Cortez também tocou nesse ponto: “Os caminhos que trilhamos até agora foram abertos pelas lideranças que nos antecederam e, por isso, merecem ser reconhecidas”. 

 

O lançamento da campanha mobilizou um grande número de advogadas

 

A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, falou sobre as dificuldades enfrentadas pela advocacia feminina: “Em meus 22 anos de Sistema OAB, sofri assédio velado várias vezes e hoje enfrento homens que não querem cumprir as decisões que tomo como presidente da Seccional”. De acordo com a secretária-geral da OAB Nacional, Sayury Otoni, “nem sempre o espaço de vez é o espaço de voz, sendo necessária a efetiva equiparação de gêneros”.  

 

 

Também estavam presentes as presidentes das seccionais de São Paulo, Patrícia Vanzolini, e do Mato Grosso, Gisela Cardoso, e a conselheira federal pelo Maranhão Ana Carolina Souza. 

Clique abaixo e acesse a cartilha que faz parte da campanha. 


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173