A presidente nacional do IAB destacou a relevância do advogado abolicionista na luta contra a escravidão. “Luiz Gama é símbolo da resistência às desigualdades sociais e ao racismo”, afirmou. A advogada exaltou também a importância de datas que marcam o combate ao racismo, como o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Rita Cortez afirmou ainda: “Vidas negras importam e o racismo mata, fazendo vítimas como a menina Ágatha Félix, Marielle Franco e George Floyd”.

Biografia única – Estudiosa da vida de Luiz Gama, considerado o patrono da abolição da escravatura, Ligia Fonseca Ferreira contou que ele nasceu em Salvador (BA), em 1830, e morreu em São Paulo, em 1882. “Além de advogado, ele também era jornalista e escritor, e lutou pela libertação dos escravos e pela liberdade de imprensa”, disse. Segundo a professora, “Luiz Gama é dono de uma biografia única, tendo sido o pioneiro da advocacia pro bono no País”.
A conferencista lembrou que o abolicionista foi vítima do que hoje é classificado como fake news. “Ele reclamou por ter sido caluniado com boatos de que promovia balbúrdias e que era um agente comunista da Primeira Internacional”, informou. Para Ligia Fonseca Ferreira, a maior homenagem que pode ser prestada a Luiz Gama “é a leitura da sua obra, dedicada ao combate à escravidão, à corrupção sistêmica e à impunidade”.
Além da participação da presidente nacional do IAB, o congresso digital contou também com a atuação de vários diretores do Instituto como palestrantes. Ana Tereza Basílio falou sobre a ‘A contribuição de Sylvio Capanema ao Direito’ e ‘O pagamento de precatórios para o enfrentamento da crise’. Arnon Velmovitsky tratou de ‘Direito condominial em tempos de pandemia’. O assunto ‘A crise das empresas e sua recuperação judicial’ foi abordado por Eurico de Jesus Teles e Paulo Penalva Santos. José Roberto Batochio palestrou sobre ‘O sistema carcerário e a responsabilidade dos operadores do direito’. O tema de Luiz Felipe Conde foi ‘Impactos jurídicos e regulatórios para a saúde suplementar’. Sydney Sanches fez palestra a respeito de ‘Principais impactos para a indústria criativa’.