NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 15 Março 2022 23:14

Nabor Bulhões e Marcus Vinicius Furtado Coêlho são agraciados com a Medalha Luiz Gama 

Da esq. para a dir., Nabor Bulhões, Humberto Martins, Rita Cortez, Beto Simonetti, Sydney Sanches, Felipe Sarmento e Marcus Vinicius Furtado Coêlho Da esq. para a dir., Nabor Bulhões, Humberto Martins, Rita Cortez, Beto Simonetti, Sydney Sanches, Felipe Sarmento e Marcus Vinicius Furtado Coêlho

Desenhada pelas mãos de Oscar Niemeyer, especialmente para o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em 2009, quando o arquiteto tinha 101 anos de idade, a Medalha Luiz Gama foi entregue pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, a dois juristas de expressão nacional, em sessão realizada nesta terça-feira (15/3), na sede da OAB, em Brasília. Foram homenageados com a comenda, destinada àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito, o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o criminalista Antônio Nabor Areia Bulhões. 

Nabor Bulhões, como é conhecido, ganhou notoriedade ao defender o ex-presidente Fernando Collor de Mello e conseguir a sua absolvição na ação penal aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). Recentemente, o jurista coordenou a defesa do presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, nos processos instaurados contra o empresário pela Operação Lava Jato. Na mesma solenidade, o conselheiro federal decano Felipe Sarmento, presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida) da OAB Nacional, tomou posse como membro efetivo do IAB.  

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, abriu a sessão e passou o comando dos trabalhos para a presidente do IAB. “Reunir três grandes personalidades do Direito que se dedicaram, cada um a seu modo, à justiça, à cultura jurídica e à representação dos anseios da advocacia, é digno não só de nota, mas de satisfação para a Diretoria do IAB”, afirmou Rita Cortez. Ela acrescentou: “A Medalha Luiz Gama é dada a todos aqueles que defendem a democracia e as liberdades, que são o cerne da advocacia, sendo, por isso, a comenda que melhor nos representa”.

Estavam presentes na sessão o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins. "A tarde de posse do nosso novo consócio Felipe Sarmento e o agraciamento da medalha Luiz Gama a Nabor Bulhões e Marcos Vinícius, três nomes emblemáticos do sistema OAB, foi uma homenagem do IAB à advocacia brasileira e à profícua parceria centenária dessas duas instituições responsáveis pela defesa de nossas liberdades", afirmou Sydney Sanches.

 

Marcus Vinicius Furtado Coêlho e Cléa Carpi

 

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que presidiu o CFOAB no triênio 2013/2016 e atualmente preside a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, foi saudado pela ex-conselheira federal Cléa Carpi da Rocha, detentora da medalha Ruy Barbosa, principal comenda da Ordem. “Ressalto aqui os três anos de profícua gestão de Marcus Vinicius na OAB, com a defesa da dignidade profissional do advogado e o reforço do papel central da advocacia no estado democrático de direito, base de uma sociedade justa e melhor”, afirmou a advogada. 

 

Fernanda Marinela e Nabor Bulhões 

 

Gigante – A saudação a Nabor Bulhões, que foi presidente da Seccional da Ordem em Alagoas por dois mandatos consecutivos (1987/1989 e 1989/1991), foi feita pela ex-presidente da OAB/AL Fernanda Marinela. “É o maior jurista vivo do País”, afirmou a advogada. De acordo com ela, “o IAB confere hoje esta grande homenagem a um gigante conhecedor do Direito, um advogado de técnica perfeita e com uma sustentação oral que é uma aula, talvez até uma prece”. 

O criminalista falou em nome dos agraciados: “Marcus Vinicius representou e representa o que de melhor se pode fazer em prol da advocacia e dos valores republicanos, sendo uma honra receber esta homenagem e poder falar em nome dele também”. Nabor Bulhões disse, ainda, que “receber a medalha Luiz Gama das mãos de Rita Cortez, uma advogada brilhante e combativa, jurista sensível e brilhante, é uma grande honra, ainda mais em solenidade que também se destina a dar posse ao amigo e conselheiro federal Felipe Sarmento”. 

 

Sydney Sanches e Felipe Sarmento

 

O conselheiro destacou o fato de ingressar no IAB numa sessão realizada na sede da Ordem. “Eu precisava tomar posse aqui no Conselho Federal, que vem sendo a minha casa nos últimos 15 anos”, afirmou. Felipe Sarmento disse também que espera “honrar e representar da melhor forma tudo o que se espera de um membro do IAB”. 
 

 

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173