NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 30 Maio 2019 15:46

Ministro do STJ Benedito Gonçalves e três advogados tomam posse no Instituto 

Da esq. para a dir., Luciano Bandeira, Fernando César Batista de Mattos , Carlos Santos Oliveira, Benedito Gonçalves, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Ana Tereza Basílio, Cherubin Helcias Schwartz Junior e Francisco Amaral Da esq. para a dir., Luciano Bandeira, Fernando César Batista de Mattos , Carlos Santos Oliveira, Benedito Gonçalves, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Ana Tereza Basílio, Cherubin Helcias Schwartz Junior e Francisco Amaral
O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi empossado como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) pela presidente nacional, Rita Cortez, autora da indicação do seu nome, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/5). Com o bóton do IAB na lapela, o ministro reassumiu a tribuna, por ele ocupada, em outubro de 2018, quando foi homenageado com a Medalha Montezuma, destinada àqueles que prestaram relevantes serviços ao Instituto ou são portadores de títulos e trabalhos jurídicos de alto nível. “Em meus 31 anos de magistratura, tenho sempre respeitado a independência e a harmonia entre os poderes, e pretendo, como membro honorário, trazer os meus pensamentos e inquietações para as discussões sobre temas relevantes travadas no Instituto”, afirmou Benedito Gonçalves, que integrará as comissões de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Na sessão, Rita Cortez deu posse também, como membros efetivos, aos advogados Gustavo Carvalho Gomes Schwartz, Carla Maria Alcofra Tocantins e José Luiz Barbosa Pimenta Júnior.
Na sua manifestação, o ministro agradeceu a indicação feita por Rita Cortez, “a segunda mulher a presidir a Casa jurídica mais antiga do País”, e destacou a importância da família na sua trajetória de vida e profissional. “A família é o maior patrimônio do ser humano”, afirmou Benedito Gonçalves, que registrou a presença, no plenário, do filho, Felipe, e da nora, Paula, e justificou a ausência de Santina Gonçalves, “querida esposa e companheira”. Ao saudar o novo membro honorário, a diretora-secretária do IAB, Ana Tereza Basílio, disse: “Não há reconhecimento maior para um magistrado do que ser enaltecido por outra categoria, neste caso, a advocacia brasileira”. De acordo com a advogada, “o ministro é um exemplo de figura pública e de generosidade no tratamento dispensado aos advogados”.

Benedito Gonçalves

Estavam presentes na sessão os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Carlos Santos Oliveira; e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), Francisco Amaral; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Fernando César Batista de Mattos; os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Raldênio Bonifácio e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Cherubin Helcias Schwartz Junior, e a vice-presidente da OAB Jovem da Seccional do Rio, Thais Fontes.

Ana Tereza Basílio também fez a saudação ao advogado Gustavo Carvalho Gomes Schwartz, por ela indicado ao Instituto. “É um dos novos talentos da advocacia do Rio de Janeiro, estudioso e grande tributarista”, anunciou. O novo membro efetivo, que fará parte das comissões de Direito Financeiro e Tributário e de Mediação, Conciliação e Arbitragem, falou da sua “grande alegria de ingressar no IAB, que congrega os grandes nomes do Direito brasileiro”. O desembargador Cherubin Helcias Schwartz Junior também fez uso da palavra, após a posse de Gustavo Schwartz: “O ingresso do meu filho nesta Casa de cultura do Direito, onde, acima de tudo, há respeito ao próximo e às diferentes opiniões, é um momento especial”.

Gustavo Carvalho Gomes Schwartz

A advogada Carla Maria Alcofra Tocantins integrará as comissões de Mediação, Conciliação e Arbitragem e de Energia, Petróleo, Gás, Infraestrutura e Mineração. “É uma honra muito grande poder participar deste espaço dedicado aos debates sobre os grandes temas nacionais”, disse. Ao saudá-la, Bernardo José Ferreira Gicquel de Deus, que a indicou junto com Ludmila Schargel Maia, apresentou-a como “uma grande advogada especialista na área de mediação”.

Carla Maria Alcofra Tocantins 

Após ser empossado, José Luiz Barbosa Pimenta Júnior falou de “gratidão, honra e compromisso”. Segundo o advogado, que atuará nas comissões de Filosofia do Direito e de Compliance e Governança, “gratidão por ter sido indicado para compor o IAB, honra por integrar uma instituição jurídica tão seleta e compromisso de contribuir, de forma singela, para os trabalhos aqui desenvolvidos”. Ronaldo Lastres Silva, proponente do novo membro efetivo, afirmou: “Tenho orgulho de tê-lo indicado, em razão de sua bagagem cultural nos campos acadêmico e profissional”.

 José Luiz Barbosa Pimenta Júnior 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173