NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 24 Abril 2023 20:00

Luís Gama revolucionou o Direito com as armas do Império, lembra historiadora em evento do IAB

Da esq. para a dir., no alto, Maria Lucia Gyrão, Rachel Gomes de Lima e Leila Bittencourt; embaixo, Ana Amelia Menna Barreto, Luiz Dilermando e Francisco Amaral Da esq. para a dir., no alto, Maria Lucia Gyrão, Rachel Gomes de Lima e Leila Bittencourt; embaixo, Ana Amelia Menna Barreto, Luiz Dilermando e Francisco Amaral

Luís Gama, para a professora de História do Direito da Universidade Candido Mendes (Ucam) Rachel Gomes de Lima, é um exemplo de revolucionário que conseguiu mover sua realidade sem, necessariamente, criar novos recursos. “Ele não criou nenhuma lei e não fez nada de novo, mas sim usou a própria legislação brasileira que proibia o tráfico atlântico. Usando essa lei, Gama defendeu os escravizados do Brasil e libertou cerca de 500 deles em suas defesas”, disse a historiadora durante o evento Conexões entre a Filosofia, a História e o Direito, realizado no Instituto dos Advogados Brasileiros nesta segunda-feira (24/4).

O evento foi aberto pela 3ª vice-presidente do IAB, Ana Amelia Menna Barreto, e conduzido pela presidente da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto, Maria Lucia Gyrão. O webinar também teve a presença do primeiro e do segundo vice-presidentes da Comissão de Filosofia do Direito do IAB, Francisco Amaral e Luiz Dilermando, respectivamente, e da membro do mesmo grupo Leila Bittencourt, que foram os debatedores da mesa. A ex-presidente do IAB e presidente da Comissão de Direitos da Mulher do Instituto, Rita Cortez, deixou uma mensagem ressaltando a relevância da figura histórica de Luís Gama. “Um país que não preserva seu passado, não tem futuro. Luís Gama, que viveu no período escravocrata, fez da sua liberdade a luta pela liberdade de outros escravos. É um símbolo de resistência e reação às desigualdades sociais”, disse ela em vídeo. 

Rita Cortez

Mais do que um abolicionista, lembrou Maria Lucia Gyrão, Gama foi um militante que lutou pela democracia. “Ele também dizia que a igualdade social só existe através da educação. Por isso, para Gama, o professor precisa, além de dar os conhecimentos técnicos da matéria, ensinar seus alunos a como olhar o mundo através do pensamento”, afirmou a advogada. No mesmo sentido, Rachel de Lima destacou que o pensamento crítico é fundamental para os campos científicos: “A História é escrita no presente a partir da crítica que fazemos e dos problemas que levantamos no momento, assim como é o caso do Direito”. Segundo a advogada, são as demandas importantes para cada época que conectam o homem com os seus direitos. “Gama teve contato com o Direito e adquiriu a consciência de que ele não poderia ser escravizado porque nasceu livre”, explicou a professora.

A perspectiva da advocacia no tempo, de acordo com Leila Bittencourt, é especialmente importante para a compreensão do Direito Constitucional. “Os direitos do homem são carregados de mundialismo e historicidade e não de individualismo”, disse a advogada, lembrando que a Revolução Francesa, que influenciou a política brasileira, não chegou a alcançar a democracia plena por só consagrar a liberdade, mas não a igualdade. Na visão de Luiz Dilermando, o diálogo entre a História e o Direito mostram também a diferença entre a legislação e a realidade: “Teoricamente o Brasil é um País cujo território inteiro tem proprietários. Então, eu digo: se a Amazônia tem proprietários, quem são? Podemos legislar o que quisermos, mas a realidade é outra coisa e exige ciências diferentes: uma é a ciência da legislação e outra é a Ciência Social”. 

Francisco Amaral lembrou que o advogado celebrado no evento foi pioneiro em romper com a perspectiva colonial sobre o homem negro. “Luís Gama foi um revolucionário em todos os aspectos e fez uma tese que é pouco conhecida, onde ele defende que o africano, de um modo geral, é um ser superior ao europeu. Os portugueses foram trazer africanos para o Brasil porque os escravizados eram superiores fisicamente e tinham mais conhecimentos sobre a técnica de mineração, por exemplo”, afirmou. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173