NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 01 Setembro 2021 01:46

Instituto dos Advogados Mato-Grossenses (Iamat) comemora 89 anos em solenidade virtual 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou na noite desta terça-feira (31/8) da solenidade virtual em comemoração aos 89 anos de fundação do Instituto dos Advogados Mato-Grossenses (Iamat), presidido por Fábio Arthur da Rocha Capilé, representante do IAB naquele estado. A advogada trabalhista manifestou “respeito à longevidade de uma das mais tradicionais entidades representativas da advocacia, como o Iamat, que chegou ao seu 89º aniversário”, e destacou que “o IAB foi a primeira instituição jurídica criada no País e responsável pela construção do ordenamento jurídico nacional”. 
Rita Cortez enfatizou que “grandes juristas” contribuíram para o cumprimento da missão dada ao IAB, no sentido de promover a organização jurídica do Estado brasileiro, após a Independência do Brasil. “O IAB nasceu para criar uma legislação adequada à emancipação política do País, com regras jurídicas genuinamente brasileiras, contando para isso com nomes de peso como Teixeira de Freitas e Clóvis Beviláqua, entre outros juristas, que ajudaram a escrever não somente a história da advocacia, mas a do Brasil”, disse. 

Entre os presentes na solenidade estava o advogado Antônio Luiz Calmon Teixeira, ex-presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil. Ele foi o primeiro agraciado com a Medalha Luiz Gama, desenhada especialmente para o IAB por Oscar Niemeyer, em 2009, quando o arquiteto tinha 101 anos de idade. Conforme ressaltou Rita Cortez, “a medalha se destina àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito”. 

Também participaram da solenidade os presidentes da Academia Brasileira de Direito (ABD) e do Instituto Silvio Meira (ISM), André Malcher Meira, representante do IAB no Pará; do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), João Gonçalves de Lemos, membro efetivo do IAB; da Academia Mato-Grossense de Direito (AMD), Marcelo Antonio Theodoro; do Instituto dos Advogados Piauienses (IAP), Álvaro Fernando da Rocha Mota, representante do IAB naquele estado; e do Colégio de Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil, Roberto Victor Pereira Ribeiro; o defensor público da Paraíba Alberto Dantas Sales e a advogada, jornalista e membro do Iamat Ana Cristina Vieira. 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173