NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 25 Novembro 2023 01:21

Implementação da inteligência artificial nos tribunais precisa ser analisada do ponto de vista ético, defende desembargador 

Da esq. para a dir., no alto, Matheus Puppe e Ana Amelia Menna Barreto; embaixo, Patrícia Madeiros e José Luiz Campos Xavier Da esq. para a dir., no alto, Matheus Puppe e Ana Amelia Menna Barreto; embaixo, Patrícia Madeiros e José Luiz Campos Xavier

A implementação da inteligência artificial de forma ampla no Poder Judiciário deveria acontecer após um estudo de impacto que avaliasse os pontos positivos e negativos da medida. Esta posição foi defendida pelo presidente do Comitê de Governança, TIC e SI do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), desembargador José Luiz Campos Xavier durante o webinar Diálogos sobre Inteligência Artificial – Olhar da Justiça do Trabalho, promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta sexta-feira (24/11). No evento, ele afirmou que “é preciso rapidamente tratar da questão da ética que envolve toda a aplicação de inteligência artificial e, talvez, delimitar quais os tipos de processos que a IA poderá ajudar a resolver”. 

Na abertura do webinar, a 3ª vice-presidente do IAB e presidente da Comissão de Inteligência Artificial e Inovação da entidade, Ana Amelia Menna Barreto, destacou que o grupo vem realizando debates constantes sobre as inovações tecnológicas e as iniciativas de legislar sobre o tema. “Não dá para ter uma regulação em termos preditivos, temos que nos basear em princípios e diretrizes”, defendeu a advogada. Também participaram do evento o membro da mesma comissão Matheus Puppe e a juíza e vice-coordenadora do Comitê de Inovação e Tecnologia do TRT/RJ, Patrícia Medeiros. 

José Luiz Xavier lembrou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem feito pesquisas anuais, desde 2021, sobre a inserção da IA no Poder Judiciário. “Na primeira pesquisa, 32 tribunais do Brasil, dos mais de 90, disseram que tinham um projeto de inteligência artificial. Em 2022, 88 tribunais participaram da pesquisa e 53 deles disseram ter projetos desse tipo”, apontou. Segundo o magistrado, o aumento do uso da ferramenta tem relação com o fato de que quanto mais alta é a instância do tribunal, menos recursos humanos existem disponíveis para analisar processos, o que acaba gerando atrasos. 

No entanto, ele ponderou que é preciso moderação para que a implementação dessa mudança seja positiva. “Não podemos simplesmente achar que o Chat GPT vai ser a grande solução para essa grande quantidade de demandas que nós ainda temos hoje nos tribunais como um todo. Mas, principalmente, precisamos entender que essa ferramenta pode ajudar e apenas para isso”, disse o desembargador. 

De acordo com Patrícia Medeiros, a relação do Poder Judiciário brasileiro com as inovações tecnológicas foi muito influenciada e modificada pela pandemia da Covid-19. "No PJ, vivenciamos uma ruptura paradigmática da virada tecnológica que se exacerbou com a virtualização na fase pandêmica, com tantas ferramentas tecnológicas nos auxiliando, audiências telepresenciais e tudo mais. Isso culminou exatamente no que estamos vivendo: o grande uso da inteligência artificial”, disse Medeiros. 

Segundo a juíza, até junho deste ano,159 projetos de inteligência artificial tramitavam no poder público e, por isso, se faz necessário compreender as razões que levaram a Justiça do Trabalho a adotar as novas tecnologias. “Em primeiro lugar, há entre as motivações o aumento de produtividade, depois, a inovação, a melhoria na qualidade dos serviços, a redução de custos, o atendimento ao cidadão, a celeridade processual e a melhoria de indicadores de gestão”, esclareceu a juíza.

Matheus Puppe alertou que a inteligência artificial não é independente do comportamento humano – o que deve ser considerado em caso de aplicações a tribunais e instituições. “A IA vem de dados produzidos por nós, seres humanos, e nós produzimos dados problemáticos. Ao longo da história, temos dados enviesados, parciais e preconceituosos. Ao acumular todos esses dados na inteligência artificial, ela pode extrapolar sua capacidade de processamento e, às vezes, pode gerar tendências que atrapalhem o resultado final”, ressaltou o advogado. 


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173