NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 07 Abril 2022 00:19

IAB manifesta apoio a Fachin e repudia falas a favor do golpe militar de 1964 

Da esq, para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Sergio Tostes e Antônio Laért Vieira Junior Da esq, para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Sergio Tostes e Antônio Laért Vieira Junior

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), por meio de moção sugerida pela presidente nacional, Rita Cortez, e aprovada por unanimidade pelo plenário na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira (6/4), conduzida pelo 1º vice-presidente, Sergio Tostes, manifesta “total e irrestrito apoio” ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. Membro honorário do IAB, Fachin prometeu “dissipar o flerte com o retrocesso, assegurando a prevalência da institucionalidade sobre a ordem das coisas inconstitucional”. Na moção, lida na sessão pela secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães, o IAB declara repúdio às “falas a favor do golpe militar de 64, conclamando o respeito às leis e à Constituição, como condutas imprescindíveis em defesa do Estado Democrático de Direito”. 

As manifestações de apoio ao golpe ocorreram por ocasião do dia 31 de março último, quando se completaram 58 anos da implantação do autoritarismo no País. Conforme a moção, “as Forças Armadas negam os fatos históricos, desrespeitam os perseguidos, torturados e mortos pelo regime, desinformam a população e desonram seu compromisso de servir à Pátria com retidão”. O IAB também critica o fato de que o presidente da República aproveitou o momento para “defender a ditadura, desferir ataques aos ministros do TSE e questionar o sistema eleitoral, atacando mais uma vez a própria democracia”.    

Para o Instituto, “não há mais espaço ou tolerância, na democracia brasileira, para os arroubos antidemocráticos do presidente da República e de seus ministros militares”. 

Leia a moção na íntegra:

Moção de apoio ao pronunciamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), com seus 178 anos de tradição como primeira Casa das Américas a propagadora cultura e educação jurídica, continua seguindo em sua missão institucional, sempre comprometida com a defesa da democracia e o culto à justiça.

Neste sentido, declara seu total e irrestrito apoio ao presidente do TSE, nosso sócio honorário ministro Edson Fachin, quando promete "dissipar o flerte com o retrocesso, assegurando a da institucionalidade sobre a ordem das coisas inainconstitucional".

O IAB, concomitantemente, repudia como fala a favor do golpe militar de 64, conclamando o respeito às leis e à Constituição, como condutas imprescindíveis em defesa do Estado Democrático de Direito.

No dia 8 de setembro de 2021, a sessão plenária do IAB aprovou moção de apoio ao STF diante dos ataques e feitos pelo chefe do Poder Executivo, nos atos pró-governo ocorridos em 7 de setembro.

Em 31 de março de 2022, dia do golpe que implantou a ditadura militar no Brasil, como Forças Armadas negam os fatos históricos, desrespeitam os perseguidos, torturados e mortos pelo regime, desinformam a população e desonram seu compromisso de servir à Pátria com retidão.

O presidente da República, numa tentativa de exibir o respaldo e a força dos militares, aproveita-se da insensata manifestação do ministro da Defesa, para defender a ditadura, desferir ataques aos ministros do TSE e questionar o sistema eleitoral, atacando mais uma vez a própria democracia.        

De forma conspiratória, na medida em que esses atos têm se repetido com frequência, de forma irresponsável e em insutar com os requisitos legais da carga que ocupa, o presidente busca, através da desinformação e reprodução de discursos de ódio, intivou a população à ordem do constitucional, o que demandaria, no mínimo, o seu afastamento.

O IAB reitera o manifesto de 2021, na parte em que afirma que não há mais espaço ou tolerância, na democracia brasileira, para os arroubos antidemocráticos do presidente da República e de seus ministros militares.

Aprovada na Sessão Plenária do dia 6 de abril de 2022.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173