×

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Thursday, 09 August 2018 18:02

IAB inaugura câmara de mediação e amplia parceria com OAB/RJ

 Da esq. para a dir., Leila Pose Sanches, Adriana Brasil Guimarães, Fábio Nogueira, Rita Cortez, Sergio Tostes, Antônio Laért Vieira Júnior e Duval Vianna Da esq. para a dir., Leila Pose Sanches, Adriana Brasil Guimarães, Fábio Nogueira, Rita Cortez, Sergio Tostes, Antônio Laért Vieira Júnior e Duval Vianna

Os consócios do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e os estagiários e advogados devidamente inscritos na OAB/RJ poderão buscar a solução para os conflitos pertinentes às suas atividades profissionais, recorrendo à Câmara de Mediação de Conflitos entre Advogados e Sociedades de Advogados do IAB (Câmara-IAB), inaugurada nesta quinta-feira (9/8), em solenidade no plenário comemorativa aos 175 anos do Instituto. Na ocasião, a presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, que representou o presidente Felipe Santa Cruz, assinaram aditamento ao Termo de Cooperação firmado entre as duas entidades, em maio último, para garantir a utilização da Câmara-IAB aos estagiários e advogados encaminhados pela Seccional.


A Câmara-IAB será presidida pelo 1º vice-presidente, Sergio Tostes, e funcionará com mediadores indicados pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, também presidida por ele. De acordo com Rita Cortez, que antes da solenidade participou da abertura do III Congresso Internacional CBMA de Arbitragem, promovido pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio, “a mediação e a arbitragem estão na ordem do dia, em razão da celeridade da solução extrajudicial”. Para a presidente do IAB, “no caso de conflitos envolvendo advogados e escritórios de advocacia, a opção pelo caminho extrajudicial também garante privacidade às partes e evita o constrangimento decorrente da busca pela solução nos tribunais”.


Rita Cortez na abertura do III Congresso Internacional CBMA de Arbitragem

Fábio Nogueira destacou a importância da parceria firmada entre as duas instituições e, especialmente, a iniciativa de permitir o acesso à Câmara-IAB aos inscritos na Seccional. “Reafirmo o compromisso assumido pelo presidente Felipe Santa Cruz, no sentido de ampliar a parceria com o IAB, administrado com muito dinamismo pela presidente Rita Cortez, e ressalto que quem ganhará com a utilização da Câmara-IAB será a classe de advogados e a sociedade civil”, disse o procurador-geral da OAB/RJ e coordenador das 104 comissões temáticas da Seccional, nas quais atuam mais de quatro mil advogados.

Sergio Tostes elogiou a iniciativa da presidente Rita Cortez de criar a Câmara-IAB e falou sobre as vantagens que serão proporcionadas pelo espaço destinado à mediação de conflitos. “Pela natureza da profissão, os advogados lidam com informações confidenciais que, numa situação de divergência, em razão de a advocacia ter um cunho comercial que pode causar problemas internos, devem ser tratadas com reserva, sem publicidade”, afirmou.

Segundo a 3ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães, membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, “a criação da Câmara-IAB era um desejo antigo da comissão”. Também compareceram à solenidade os diretores de Eventos, Leila Pose Sanches, e de Apoio às Comissões, Adilson Rodrigues Pires; o diretor-secretário Antônio Laért Vieira Junior e o ex-vice-presidente Duval Vianna, integrante da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem.