NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 01 Abril 2023 01:52

IAB e Instituto Tristão Fernandes assinam convênio durante lançamento do portal Voz Humana

Da esq. para a dir., Fernando Fernandes, Jorge Rubem Folena, Sydney Sanches e Gisálio Cerqueira Filho Da esq. para a dir., Fernando Fernandes, Jorge Rubem Folena, Sydney Sanches e Gisálio Cerqueira Filho

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o Instituto Tristão Fernandes assinaram convênio de cooperação nesta sexta-feira (31/3). A parceria foi firmada no lançamento do portal Voz Humana, que aconteceu no seminário Ditadura nunca mais, democracia sempre!, realizado na sede da OAB/RJ. O projeto, organizado pelo consócio Fernando Fernandes, reúne áudios que revelam o conhecimento do Superior Tribunal Militar (STM) sobre as torturas realizadas na ditadura militar. “Espero que essa contribuição permita que, estudando e disponibilizando esses arquivos, nós consigamos aos poucos fazer a transição da democracia que nós ainda não conseguimos”, disse Fernandes. 

O lançamento foi mediado pelo presidente do IAB, Sydney Sanches, e pelo secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena. O dirigente da entidade parabenizou Fernandes pelo trabalho de resgate da memória política brasileira: “O serviço público que está sendo feito aqui hoje deveria ser pauta de política pública. Fernando está entregando para a sociedade brasileira um grande volume de informações ordenadas, o que significa dizer que é algo imensurável que precisa ser replicado e divulgado enormemente”. 

A busca pela verdade sobre a violência cometida pelo regime militar, que também vitimou Tristão Fernandes, falecido em 2021, foi iniciada em 1997. O Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou a divulgação dos áudios das sessões secretas em 2007, mas o STM desrespeitou a decisão. Dez anos depois, em 2017, o STF enfrentou novamente o caso e reiterou a decisão. O material, que reúne milhares de horas de gravação, precisou ser desvendado e organizado por Fernandes. “Isso é uma terapia de cura, porque só conhecendo a história e dando espaço para falar disso é que nos afastamos desse precipício e ajudamos a nos curar como nação”, disse Fernandes. 

Para Jorge Rubem Folena, o trabalho de organização e divulgação do material deveria partir de uma iniciativa do Estado: “Não temos só o direito à vida, a memória também é um direito fundamental que todos nós temos como seres humanos”. No dia em que se comemoram 59 anos do golpe militar, o advogado destacou a necessidade de união contra as forças antidemocráticas: “Aqueles que defendem e amam a democracia devem estar juntos, porque as forças do fascismo rondam fortemente o nosso País. Hoje nós fizemos um dia de resistência democrática”. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173