NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 25 Março 2022 16:56

Frederico Grechi apresenta na Câmara do Rio sugestões para um Plano Diretor mais inclusivo

O presidente da Comissão de Direito Agrário e Urbanístico do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Frederico Price Grechi, participou da audiência pública realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (24/3), sobre Aplicação de instrumentos de gestão do uso e ocupação do solo, prevista no projeto de lei complementar (PLC) 44/2021, de autoria do Poder Executivo. Frederico Price Grechi apresentou três destaques que alteram e promovem acréscimos no projeto que se destina a instituir um novo Plano Diretor. “Precisamos de um Plano Diretor que garanta efetivamente a gestão democrática da cidade, para que ela se torne cada vez mais justa, inclusiva, solidária e segura”, afirmou o advogado. 

A audiência pública foi conduzida pelo presidente da Comissão Especial do Plano Diretor, vereador Rafael Aloisio Freitas (Cidadania). Os vereadores Rogério Amorim (PSL) e Marcio Santos (PTB), e o coordenador-geral de Planejamento e Projetos da Prefeitura, Luis Gabriel Denadai, manifestaram apoio aos três destaques apresentados pelo presidente da Comissão de Direito Agrário e Urbanístico do IAB. Rogério Amorim disse que irá avaliar a possibilidade de transformá-los em emendas ao PLC 44/2021.  

Na proposta do Executivo, destacam-se o combate à urbanização irregular e o estímulo à construção de moradias no Centro, como também ao longo dos corredores de trem e metrô que ligam a Zona Norte à região central. Para promover tais mudanças, a Outorga Onerosa do Direito de Construir é um dos instrumentos disponíveis. Esta forma de outorga é uma concessão emitida pelo poder público para que o proprietário do imóvel, mediante o pagamento de uma contrapartida financeira, construa acima do limite permitido, que varia dependendo da região da cidade e é tecnicamente chamado de Coeficiente de Aproveitamento (CA). 

 

Frederico Price Grechi

 

O PLC 44/2021, em seu art. 99, prevê que os recursos obtidos por meio das contrapartidas financeiras oriundas da outorga serão utilizados “prioritariamente” em finalidades como regularização fundiária e urbanística, e também na execução de programas e projetos habitacionais de interesse social. Frederico Price Grechi propôs que a expressão “prioritariamente” seja substituída por “necessariamente”. O advogado ressaltou que a alteração se coaduna com a Lei 10.257/2001, que regulamentou a questão e estabeleceu que “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana”. 

O segundo destaque diz respeito ao art. 424. O dispositivo garante à população carioca o direito de acompanhar a aplicação efetiva do Plano Diretor, por meio de audiências públicas. O advogado sugeriu o acréscimo de um parágrafo, para que essa prestação de contas seja realizada pelas sete subprefeituras, que controlam as 33 regiões administrativas – uma para cada bairro –, por meio de consultas públicas a serem realizadas uma vez por ano. “Desta forma, sim, a população poderá acompanhar de perto a aplicação do novo Plano Diretor, e não em audiências distantes nos Conselhos Municipais”, argumentou Frederico Grechi. 

O terceiro destaque visa a alterar a proposta de redação para o art. 461, segundo o qual os processos “autuados” até o dia anterior à entrada em vigor no novo Plano Diretor não serão abrangidos pelas mudanças. O advogado sugeriu substituir “autuados” por “protocolados”. Segundo ele, “um cidadão que protocolou um processo na prefeitura não pode ser prejudicado, caso ela não tenha providenciado a sua autuação antes da vigência da nova legislação”. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173