NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 25 Agosto 2021 19:24

Faculdade Nacional de Direito da UFRJ decide conceder o título de doutor honoris causa a Oscar Araripe 

Oscar Araripe Oscar Araripe
A Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reconsiderou a sua decisão inicial e resolveu, nesta quarta-feira (25/8), conceder o título de doutor honoris causa ao advogado e artista plástico Oscar Araripe. No dia 18 de agosto, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifestou apoio à concessão do título, por meio de nota assinada pela presidente nacional, Rita Cortez. Oscar Araripe disse que diversas manifestações partiram do mundo jurídico e destacou “a feita por Rita Cortez, presidente do quase bicentenário Instituto dos Advogados Brasileiros”. 
A advogada disse que “a arte, a cultura e o direito estão em festa”. Segundo Rita Cortez, “como casa difusora do conhecimento e da cultura jurídica, o IAB está orgulhoso em razão da oportunidade que lhe foi dada, no sentido de emprestar uma parcela de contribuição para que a justiça fosse alcançada através da atribuição desse título honorífico ao notável artista Oscar Araripe”. A FND também reviu a sua decisão inicialmente contrária à candidatura do advogado e escritor Nei Lopes. Com isso, os dois se tornarão os primeiros ex-alunos da FND a receber o título.  

“Nossa faculdade, tão pródiga de grandes juristas e renomados artistas, nunca tivera, inexplicavelmente, um antigo aluno doutor honoris causa”, disse Oscar Araripe, que acrescentou: “Havia uma grande vontade de todos nós de alcançar um justo reconhecimento, pois, hoje, os antigos alunos fortaleceram suas vozes”. A respeito da sua condição de advogado e artista plástico, ele afirmou: “Tudo começa com a arte. Não há arte injusta, nem justiça sem arte”. 

Na nota de apoio do IAB, intitulada Honoris causa para Oscar Araripe: justiça e concertação, foi ressaltado que “o Instituto dos Advogados Brasileiros, no dia 11 de agosto, completou 178 anos de existência, e ao longo de sua centenária história sempre contribuiu para a propagação da arte, da cultura, e da educação jurídica”. O IAB também disse que, “com esta bagagem e consciente da sua missão em prol da justiça e da pacificação, bases do estado democrático de direito, a Casa de Montezuma manifesta-se a favor da aprovação do título de doutor honoris causa ao bacharel-artista Oscar Araripe”.  

Na nota, o Instituto apontou ainda a “brilhante trajetória de vida” do candidato ao título e destacou as suas “inigualáveis qualidades artísticas, que implicam em contribuições concretas para o aprimoramento do direito e da justiça”. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173