NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 08 Agosto 2019 18:21

Economista afirma que a reforma da Previdência será ‘o triunfo da barbárie’

Da esq. para a dir., Suzani Ferraro, Rita Cortez e Denise Gentil Da esq. para a dir., Suzani Ferraro, Rita Cortez e Denise Gentil
“A reforma que tramita no Congresso Nacional é a mais draconiana da história do País, com o governo se utilizando, para aprová-la, do falso argumento de que o déficit da Previdência acarreta crescimento da dívida pública.” A afirmação foi feita pela economista Denise Gentil, especialista em Previdência Social, em palestra nesta quarta-feira (7/8), no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), onde lançou seu livro A política fiscal e a falsa crise da seguridade social brasileira. Organizado pela presidente da Comissão de Seguridade Social, Suzani Andrade Ferraro, o evento foi aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Segundo Denise Gentil, “a aprovação da PEC 6/2019, que traz um impacto devastador e brutal para os mais pobres, será o triunfo da barbárie”. Suzani Ferraro afirmou: “Não somos contra a reforma da Previdência, mas contra o texto da PEC”.
Denise Gentil criticou o discurso do governo de combate a privilégios. “É falso, pois 83% da economia que o governo pretende obter com a reforma atingem os que recebem entre R$ 1,3 mil e R$ 2 mil”. Ao tratar da decisão do governo de buscar o ajuste fiscal por meio da reforma da Previdência Social, a economista, professora e doutora em Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) disse que o aumento da dívida pública está relacionado, na verdade, ao alto pagamento de juros, apontado por ela como o maior gasto do orçamento do governo.

Segundo Denise Gentil, “o ajuste fiscal deveria começar por uma reforma tributária e, também, pela cobrança das grandes empresas sonegadoras, pois 60% dos mais ricos do País não atingidos pelos tributos”. A economista apresentou um estudo sobre as inconsistências do modelo de projeção atuarial que embasa a PEC. “O governo não divulgou nenhum trabalho sobre os impactos que serão causados pela reforma e recorre a uma base de dados absolutamente questionável”, afirmou. De acordo com ela, com a aprovação da reforma, o tempo necessário de contribuição para a aposentadoria será maior do que o anunciado.

Precariedade – Denise Gentil explicou que a regra atual, com base na qual os homens podem se aposentar por idade aos 65 anos e as mulheres aos 60, desde que tenham 15 anos de contribuição, será ampliada para 20 anos de contribuição. Além disso, a idade mínima para as mulheres será de 62 anos. “O estudo demonstra que os homens urbanos que se aposentaram por idade, em 2016, contribuíram, em média, com apenas 5,1 parcelas/ano, e não 12 parcelas, e as mulheres, com 4,7 parcelas/ano”, informou. Segundo ela, a dificuldade para a contribuição de 12 parcelas ao ano decorre da “precariedade do mercado de trabalho no Brasil, com altas taxas de desemprego, informalidade, alta rotatividade e baixos salários”.

Conforme Denise Gentil, a consequência será um tempo de contribuição maior do que o anunciado pelo governo. “Um homem urbano, por exemplo, que, pelas regras atuais, conseguiria se aposentar aos 65 anos de idade e 15 de contribuição, precisará, em tese, cumprir mais cinco anos de tempo adicional até completar os 20 anos de contribuição exigidos”, destacou, acrescentando: “Visto que ele só consegue contribuir, em média, com 5,1 parcelas a cada ano, terá que trabalhar, na verdade, por mais 11,8 anos, e não somente por mais cinco, para alcançar a nova exigência legal de 20 anos de contribuição, fazendo com que se aposente aos 76,8 anos”.

Segundo ela, pela mesma razão, a mulher urbana terá que contribuir por mais 12,8 anos para cumprir a exigência prevista na reforma, aposentando-se aos 74,8 anos. De acordo com a economista, o maior tempo de contribuição poderá aumentar ainda mais, dependendo do cenário econômico enfrentado pelo trabalhador nos próximos anos “Crises econômicas tendem a diminuir as vagas de emprego e, consequentemente, o número médio de contribuições por ano, ampliando o tempo adicional de trabalho para a concessão da aposentadoria dentro das regras da PEC 6/2019”, alertou.
 
Suzani Ferraro, Rita Cortez e Denise Gentil no lançamento do livro, na Biblioteca Daniel Aarão Reis

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173