NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 29 Março 2022 22:30

‘É preciso prestigiar essas mulheres corajosas que doaram as suas vidas por ideais’, afirma Maria Lucia Gyrão

A partir do alto à esquerda, no sentido horário, Leila Maria Bittencourt da Silva, Rita Cortez e Maria Lucia Gyrão A partir do alto à esquerda, no sentido horário, Leila Maria Bittencourt da Silva, Rita Cortez e Maria Lucia Gyrão

Na sua palestra sobre Grandes mulheres na filosofia: vida e obra, em que abordou as trajetórias das filósofas alemãs Hannah Arendt e Edith Stein, como também da francesa Simone Weil, nesta terça-feira (29/3), no canal TVIAB no YouTube, a vice-presidente da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Maria Lucia Gyrão, afirmou: “É preciso prestigiar essas mulheres corajosas que doaram as suas vidas por ideais”. Sobre o tema também fez palestra Leila Maria Bittencourt da Silva, membro da comissão. O webinar foi aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, para quem “a mulher sempre foi marginalizada na história da filosofia, sendo fundamental resgatar a vida e a obra de todas aquelas que se dedicaram ao estudo e ao desenvolvimento do conhecimento”.

A respeito de Hannah Arendt, que nasceu em Linden (Alemanha), em 1906, morreu em Nova Iorque (EUA), em 1975, e é considerada uma das filósofas mais influentes do século XX, Maria Lucia Gyrão disse: “Ela era judia e passou a vida escrevendo e fazendo palestras contra o totalitarismo, além de defender a educação como instrumento indispensável para a garantia da dignidade da mulher”. A advogada destacou que “a também judia Edith Stein lutou contra o regime totalitário de Hitler e pelo direito das mulheres ao voto e à educação, vindo a morrer no campo de concentração de Auschwitz, em 1942, aos 50 anos, quando já havia se convertido ao catolicismo”.

Maria Lucia Gyrão ressaltou que Edith Stein foi a segunda mulher a receber um título de doutorado em Filosofia na Alemanha, além de se tornar assistente de Edmund Husserl, “o mais eminente filósofo de seu tempo, fundador da escola da fenomenologia”. Segundo a advogada, “a fenomenologia é um método de busca da verdade que recorre a dois instrumentos para alcançá-la, sendo o primeiro deles a chamada redução eidética”. Maria Lucia Gyrão explicou que “trata-se de uma técnica que consiste no afastamento dos preconceitos que envolvem os fatos”. De acordo com ela, “o segundo instrumento é a análise do fato na sua essência, sem contornos, para ressaltar a sua verdade, conduta esta que, aliás, deveria ser praticada pela magistratura brasileira, que não pode analisar os fatos com os seus preconceitos e pontos de vista de classe”.

Estudo de campo – A vice-presidente da Comissão de Filosofia do Direito salientou que a francesa Simone Weil, que nasceu em 1909 e morreu em 1943, “decidiu se tornar operária, vindo a trabalhar na fábrica da Renault, para conhecer melhor o cotidiano dos operários e poder escrever com autoridade e profundidade a respeito da vida que levavam os trabalhadores franceses nas primeiras décadas do século XX”. Conforme Maria Lúcia Gyrão, “Simone Weil conclamava os estudiosos a irem a campo conhecer as fábricas, vivenciar e sentir a dor e as humilhações sofridas pelos operários”. 

Leila Maria Bittencourt da Silva concentrou a sua exposição em Hannah Arendt. “Nem sempre a vida de um autor importa muito na sua obra, mas no caso de Hannah Arendt existe uma convergência entre a vida dela e a sua produção científica, já que ambas foram marcadas pela perseguição nazista, pelo sofrimento decorrente do antissemitismo e por sua situação de apátrida, ao ter a sua nacionalidade retirada pelo nazismo, o que a forçou a deixar a Alemanha e ir viver nos Estados Unidos”, disse. De acordo com a advogada, “enquanto pensadora, ela se via moralmente obrigada a estudar para compreender o totalitarismo e saber como lutar politicamente contra ele”.

Um ponto fundamental que Leila Maria Bittencourt da Silva destacou na obra da filósofa alemã foi “a conceituação da distinção entre poder e violência”. Ela acrescentou: “Aliás, Sobre a violência é o título de um livro memorável escrito por ela e publicado em 1969, que traz reflexões sobre os conflitos políticos da época”. A década de 1960 foi marcada pelas guerras de independência em diversos países africanos, pela implantação de ditaduras militares em países da América do Sul, pela Guerra do Vietnã e pela ameaça atômica, em razão da crise dos mísseis de Cuba.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173