NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 19 Agosto 2021 02:51

Dois professores da Universidade de Coimbra tomam posse como membros honorários 

Maria Elisabete Gomes Ramos e Alexandre Miguel Cardoso de Soveral Martins Maria Elisabete Gomes Ramos e Alexandre Miguel Cardoso de Soveral Martins
Os professores portugueses Alexandre Miguel Cardoso de Soveral Martins e Maria Elisabete Gomes Ramos, da Universidade de Coimbra, tomaram posse como membros honorários do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (18/8), conduzida pelo 1º vice-presidente, Sergio Tostes. Os dois novos consócios, que farão parte da Comissão de Direito Empresarial, foram indicados pelo presidente da Comissão de Direito Cooperativo, Paulo Renato Fernandes da Silva. “Ao ingressar no IAB, sei que estou do lado certo da História, pois estou do lado daqueles e daquelas que lutam contra a arbitrariedade e os desmandos dos poderosos e pugnam pela garantia das liberdades fundamentais”, afirmou Maria Elisabete Gomes Ramos, na sua primeira manifestação como membro do Instituto. 
Paulo Renato Fernandes da Silva, ao saudar os novos consócios, destacou os laços entre os dois países. “Até a criação dos cursos jurídicos no Brasil, em 1827, os advogados brasileiros se formavam em Portugal, circunstância histórica que nos liga àquele país, com o qual comungamos a defesa dos princípios democráticos, dos direitos humanos e da solidariedade”, disse. A respeito do professor Alexandre Miguel Cardoso de Soveral Martins, o advogado brasileiro ressaltou a extensão do seu currículo e disse que ele, “com a sua inteligência, engenho e arte, irá contribuir enormemente para que o IAB continue cuidando do bem-estar de toda a sociedade brasileira”.  

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Alexandre Miguel Cardoso de Soveral Martins é autor de 16 livros, entre os quais Os administradores delegados das sociedades anónimas: algumas considerações, Os poderes de representação dos administradores de sociedades anónimas, Cláusulas do contrato de sociedade que limitam a transmissibilidade das acções, Títulos de crédito e valores mobiliários e Estudos de direito da insolvência.  

O professor português foi membro das diretorias do Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho (Idet) e da República do Direito e, atualmente, integra a Comissão de Legislação do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados e o Conselho Fiscal da Fundação Salgado Zenha. Na sua primeira manifestação, ele disse: “É um momento que muito me honra e muito me responsabiliza, porque o IAB é uma referência na defesa do estado democrático de direito, o que me faz enfatizar a importância dos advogados e advogadas brasileiros na defesa dos direitos humanos”. 

Bagagem jurídica – Paulo Renato Fernandes da Silva apresentou a nova consócia destacando o seu “igualmente vastíssimo currículo”. De acordo com o indicante, “com a sua atividade acadêmica brilhante e a sua profunda bagagem jurídica, a advogada é, sem dúvida alguma, uma grande aquisição do Instituto”. Pesquisadora do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Maria Elisabete Gomes Ramos também atua no Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social (Times), em Portugal. 

Ela é vice-presidente da Association International de Droit des Assurances; co-editora da Revista Cooperativismo e Economía Social, publicada pela Universidade de Vigo (Espanha); autora de comentários inseridos em vários volumes do Código das Sociedades Comerciais em comentário e coautora do livro Governação e regime económico das cooperativas. “É uma honra ingressar nessa vigorosa instituição que acaba de completar 178 anos de defesa do estado democrático de direito”, disse a advogada.  


 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173