NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 23 Setembro 2021 01:31

Diretora-geral da Emerj e advogado tomam posse como membros do Instituto 

Cristina Tereza Gaulia e Ronny Peterson Nunes dos Santos Cristina Tereza Gaulia e Ronny Peterson Nunes dos Santos
A diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, tomou posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (22/9), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. A presidente indicou a magistrada ao IAB, junto com o diretor adjunto de apoio à realização de Eventos em Parceria, André Marques. Na sessão também foi empossado, como membro efetivo, o advogado Ronny Peterson Nunes dos Santos, trazido pelo ex-presidente Técio Lins e Silva e pela consócia Letícia Lins e Silva. 
Ao saudar a desembargadora, André Marques disse: “Sempre foi uma magistrada com um forte viés social, desde a época em que atuava como juíza, o que dá a certeza de que irá contribuir muito para os trabalhos desenvolvidos no IAB, especialmente os produzidos em conjunto com a Emerj, que é nossa parceira acadêmica e cultural”. O diretor-secretário Antônio Laért Vieira Júnior também fez uso da palavra: “Algumas vezes, tentei fazer com que ela ingressasse no IAB, o que não ocorreu, sendo que o mais importante, contudo, é ter essa amiga querida, desde os seus tempos de promotora de Justiça, nos quadros do nosso IAB”.  

Cristina Tereza Gaulia manifestou o seu carinho pelo advogado e revelou publicamente a razão de sua recusa anterior: “Eu era relatora de uma causa em que você atuava, o que, conforme falamos na ocasião, tornou inadequado o seu convite naquele momento, mas sinto você como um dos meus indicantes”. Sobre o seu ingresso no IAB, a diretora-geral da Emerj afirmou: “Tornar-me membro do Instituto é trazer à tona valores muito caros ao comportamento humano, pois muito me orgulha o convite para pertencer ao Instituto que, não sendo o local onde eu exerço o meu ofício e a função pública de magistrada, valoriza esse exercício e, em outras palavras, a minha vocação pessoal”. 

Firme na luta – A magistrada também destacou a presença feminina à frente do IAB: “Reafirmando a sua gênese democrática, o Instituto é atualmente presidido por uma mulher, a Dra. Rita Cortez, reconhecida profissional, admirada cidadã, festejada humanista, advogada especialista em Direito do Trabalho e primeira mulher reeleita no Instituto”. Após a manifestação, a presidente agradeceu à “fala de valorização do papel político da mulher” e assegurou à nova consócia que “o IAB continuará firme na luta pela preservação do estado democrático de direito”. 

Ronny Peterson Nunes dos Santos, que integrará a Comissão de Direito Penal, falou da sua ainda curta trajetória profissional: “Comecei a trabalhar com o Dr. Técio como estagiário, em 2014 e, de certo modo, sempre atuei como uma espécie de consócio oculto do IAB, porque, no período em que ele presidiu o Instituto, eu acompanhava as pautas das sessões ordinárias, lia os pareceres e, como forma de estudo, redigia entendimentos a respeito dos temas neles tratados”.  

De acordo com o ex-presidente do IAB, o novo consócio “é estudioso, autor de vários livros publicados, grande companheiro de escritório, um profissional e acadêmico muito preparado por ter profundos conhecimentos na área de Direito Penal, que trará grandes contribuições a esta Casa consagrada pela defesa incansável da liberdade”. 

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173