NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 31 Março 2022 20:16

Deputada portuguesa critica falta de diversidade na ocupação feminina na política

Marisa Matias Marisa Matias

“A representação feminina na política cresceu significativamente nas últimas décadas na União Europeia, mas ainda é baixa e tem pouca diversidade, havendo maior espaço, aliás, quase exclusivo, para as mulheres brancas e de classe média alta.” A crítica foi feita pela portuguesa Marisa Matias, deputada do Parlamento Europeu, na sua palestra virtual sobre O paralelo Brasil e Comunidade Europeia, nesta quinta-feira (31/3), no canal TVIAB no YouTube. A parlamentar se tornou em 2016 a mulher mais votada até então em eleições presidenciais de Portugal, ao obter 10,12% dos votos e ficar em terceiro lugar. 

"A conquista de espaço para as mulheres em muitos países da União Europeia se deveu à adoção do sistema de cotas, que eu apoio, e varia geralmente de 10% a 15% dos cargos”, disse. Marisa Matias informou ainda que “em alguns países há paridade, sendo que em Portugal um terço dos cargos políticos é destinado às mulheres”. O webinar, que fez parte da série Mulheres na política, foi aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. “Há situações semelhantes entre o Brasil e muitos países da Comunidade Europeia, como, por exemplo, a baixa presença de mulheres nos cargos mais elevados”, afirmou a advogada. 

 

A partir do alto à esquerda, no sentido horário, Rita Cortez, Miro Teixeira, Marisa Matias, Vânia Aieta e Marisa Gaudio

 

Os debates foram mediados pela presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Vânia Aieta, que criticou a violência contra as mulheres no Brasil: “Aqui, a violência de gênero não é somente física, mas também psicológica e muito entranhada no comportamento masculino, sobretudo daqueles que se encaixam na figura do esquerdo-macho, que é aquele que tem um discurso lindo no parlamento em defesa da paridade, mas opera internamente de forma cruel contra as colegas do partido”.

A parlamentar portuguesa comentou o que ocorre em seu País. “Não temos em Portugal um nível elevado de violência física, mas sim de violência verbal e simbólica, em que as mulheres são vitimadas intensamente, independentemente de terem posicionamentos à esquerda ou à direita”, disse.  Marisa Matias contou que já foi insultada com palavras do tipo “depravada”, “promíscua sexual”, “vaca” e “suja”. Ela disse esperar por maiores conquistas nas próximas décadas: “Ainda é insuficiente a ocupação feminina nos cargos mais elevados da vida pública em Portugal, mas confio que as próximas gerações avancem no sentido de reduzir as desigualdades estruturais e sistêmicas que contêm o nosso crescimento”.

O deputado federal constituinte Miro Teixeira, membro efetivo do IAB, também participou do debate. “Ainda persiste no País uma cultura lamentável de tentar manter as mulheres no universo doméstico, limitando a sua participação na política”, afirmou o advogado e ex-parlamentar. Para Miro Teixeira, as restrições às mulheres preponderam na ocupação dos cargos eletivos. “Quando se fala de nomeações por meio de concursos públicos, as mulheres avançaram muito no Brasil, sendo este um avanço muito acima do obtido por elas no Legislativo”, disse. Também participou virtualmente do webinar a vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio.

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173