Carlos André Teles ingressou no IAB por indicação do 1º vice-presidente da Comissão de Direito de Energia e Transição Energética, Ilan Leibel Swartzman, e do presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Daniel Apolônio Vieira. Desejando boas-vindas ao novo consócio, Swartzman destacou que o empossado se destaca não apenas por sua atuação profissional, mas também pela dedicação acadêmica: “Além de mestre e doutor, ele agora é nosso confrade e espero que ele possa continuar brilhando aqui no IAB. Carlos trará uma boa base de conhecimento constitucional para contribuir com a defesa da democracia tão cara à Casa de Montezuma”.
Teles, que fará parte das Comissões de Direito Constitucional e de Direito do Trabalho, agradeceu aos consócios pela oportunidade de ingressar no IAB e ressaltou o compromisso em contribuir com a entidade. “Me sinto honrado em poder compartilhar com o Instituto o pouco conhecimento adquirido por mim até agora, seja com a minha prática acadêmica, seja com a prática diária. Me coloco à disposição como instrumento para a realização do Direito no que eu possa contribuir com esta Casa”, disse o advogado.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Carlos Eduardo Machado, Antônio Laért Vieira Junior, Mauro Roberto Gomes de Mattos, Sydney Limeira Sanches e Adriana Brasil Guimarães
O segundo a ler o compromisso de posse do IAB foi Mauro Roberto Mattos, indicado pelo 1º vice-presidente da entidade, Carlos Eduardo Machado, e pelo diretor do Setor Administrativo, Antônio Laért Vieira Junior. Saudado por ambos, o novo membro do Instituto foi elogiado pela sua contribuição teórica com o Direito. Mattos, que fará parte da Comissão de Direito Administrativo, é autor de diversos livros na área, como O contrato administrativo (2001), Tratado de Direito Administrativo Disciplinar (2008), Inquérito civil e ação civil pública de improbidade administrativa: limites de instauração (2014), entre outros.
“Esperamos que Mauro, com sua qualidade profissional e com o seu trabalho de, há anos, difundir o conhecimento jurídico, possa trabalhar com o IAB e contribuir para a melhoria do nosso conhecimento jurídico”, disse Carlos Eduardo Machado. No mesmo sentido, Laért Vieira afirmou que a Casa de Montezuma ganha mais um consócio com grande bagagem no Direito. “Que ele possa se vincular afetiva e efetivamente ao Instituto e dar sua contribuição nas nossas comissões”, desejou o indicante.
Agradecendo aos seus proponentes pela oportunidade de ingressar no IAB, Mattos destacou que pretende tanto compartilhar seu conhecimento, quanto aprender com os consócios: “A cada dia percebemos que não sabemos nada e quanto mais estudamos, mais temos necessidade de conhecimento. Então, estou aqui nesse espírito de aprendiz para servir e me coloco à disposição”.
Osvaldo Agripino de Castro
Indicada pelo presidente e pelo membro da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário do IAB, Márcio Ávila e Osvaldo Agripino de Castro, respectivamente, a nova consócia Sabine Mara Souto fará parte do mesmo grupo. “Ela é apaixonada pela questão náutica e fico feliz de tê-la no meu círculo de amigos e orientandos. Não são todos que decidem trilhar com esse objeto de pesquisa em uma área que exige um grau de expertise diferenciado, mas nosso País precisa de profissionais assim”, declarou Castro.
Sabine Mara Muller Souto
Em seu discurso, a advogada afirmou que é uma honra ingressar no IAB, que é a instituição jurídica mais antiga das Américas. “Deixo registrado meu compromisso contínuo de atuar na defesa do Estado Democrático de Direito e seus princípios fundamentais, me dedicando aos estudos de conhecimento jurídico e à pesquisa”, disse Souto.