NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 02 Abril 2019 20:31

Carlos Eduardo Machado comparece à aula magna ministrada por Felipe Santa Cruz na OAB/RJ

O secretário-geral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Eduardo Machado, representou a entidade nesta segunda-feira (1/4), no Plenário Evandro Lins e Silva, da OAB/RJ, onde o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz, ministrou a aula magna sobre A advocacia em tempos de crise: ameaças e oportunidades, na abertura oficial do ano letivo da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Seccional. “O presidente da OAB nacional destacou importantes valores históricos e sociais que devem nortear o exercício da advocacia e apontou para a necessidade de adaptação da classe às novas demandas do mercado de trabalho, como forma de garantir, especialmente aos jovens advogados, a valorização do papel social da profissão”, disse Carlos Eduardo Machado. A diretora da Escola Superior do IAB (Esiab), Angela Mendes, também compareceu ao evento.
Ao falar da proliferação dos cursos de Direito no País, classificada por ele de “fábrica de formar bacharéis”, Felipe Santa Cruz informou que o número de advogados inscritos na OAB ultrapassou a marca de um milhão. “Não se trata de idealismo de elite, queremos uma classe heterogênea. Mas parte desse processo retirou os códigos e valores que constituíram a advocacia brasileira”, disse, ao criticar a preponderância dada ao sucesso financeiro, em detrimento do “valor questionador da advocacia”. A respeito do avanço da inteligência artificial e do uso da tecnologia para acabar com a litigiosidade, Felipe Santa Cruz falou que “é preciso abandonar a visão dogmática da advocacia e transformar os escritórios em locais de resolução de conflitos”.

O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, disse que a ampliação das atividades e instalações da ESA será o principal instrumento de sua gestão voltado para a valorização da advocacia. “As novas estruturas farão da ESA do Rio de Janeiro a maior do Brasil”, garantiu.

Também compuseram a mesa a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio; o diretor-geral e o vice-diretor-geral da ESA, Sergio Coelho e Fernando Cabral Filho, respectivamente; o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, e o diretor da ESA da OAB/CE, Andrei Aguiar.
 Da esq. para a dir., Andrei Aguiar, Luciano Bandeira, Sergio Coelho, Ana Tereza Basílio, Fernando Cabral Filho e, na tribuna, Felipe Santa Cruz
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173