NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 11 Agosto 2022 02:27

Bernardo Cabral e Sergio Tostes recebem homenagem pelos 50 anos de filiação ao IAB 

Os homenageados Sergio Tostes e Bernardo Cabral Os homenageados Sergio Tostes e Bernardo Cabral

O ex-senador José Bernardo Cabral e o orador oficial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sergio Francisco de Aguiar Tostes, foram homenageados na sessão plenária desta quarta-feira (10/8) pelos seus 50 anos de filiação ao Instituto. Ambos receberam a Medalha Levi Carneiro, concedida àqueles com mais de 30 anos de dedicação e contribuição às atividades desenvolvidas pelo IAB.

O presidente nacional do Instituto, Sydney Sanches, abriu a sessão dizendo: “Hoje é um dia muito especial, teremos uma sessão dedicada à advocacia, neste mês dedicado aos advogados”. O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, saudou Bernardo Cabral e disse ser uma honra homenagear “essa lenda da advocacia brasileira, da cidadania, da democracia e do Estado Democrático de Direito”. Ele representou o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, que não pôde comparecer por motivo de saúde.

Leonardo Campos saudou Bernardo Cabral em nome de Beto Simonetti (Foto de Bruno Mirandella – OAB/RJ)

Mestre e mentor – Em seguida, Leonardo Campos leu a saudação de Beto Simonetti, que se referiu a Bernardo Cabral como “o maior entre nós”. Logo no início do texto, Simonetti afirma: “Me sinto sempre emocionado ao homenagear meu conterrâneo, ícone vivo da democracia. Bernardo Cabral é meu mestre, meu mentor, uma das minhas maiores inspirações em termos políticos e jurídicos”. Ele lembrou que o homenageado “emprestou seu prestígio e a sua experiência ao IAB por 50 anos, e continuará a nos brindar por muito mais”. 

Sydney Sanches e Bernardo Cabral

Segundo o presidente da OAB, “é preciso condecorá-lo tantas e quantas vezes for possível, e todas essas homenagens ainda seriam insuficientes para recompensar a magnitude da sua contribuição para o Direito, a advocacia e a própria democracia do Brasil”. Finalizando, diz Simonetti: “Para construirmos o futuro é necessário não apenas preservarmos os fatos, mas sobretudo os sujeitos ativos que movimentam e movimentaram a história. Bernardo Cabral é um desses sujeitos fundamentais do curso da nossa história, referência para as nossas boas práticas jurídicas e políticas. Seu legado se constitui como meta contínua para toda a classe”. 

Marcus Faver fez a saudação a Sergio Tostes (foto de Bruno Mirandella – OAB/RJ)

Ligação afetiva – Para saudar Sergio Tostes, foi à tribuna o desembargador aposentado Marcus Faver. Ele falou de sua ligação afetiva com a família Tostes: “Sergio e eu começamos a trabalhar no mesmo escritório, do advogado Antônio Claudio de Lima Vieira, que foi membro muito ativo do Instituto. Fui para esse escritório por indicação do pai do Sergio, Olavo Tostes Filho”. Segundo Marcus Faver, entre ele e o homenageado, há “uma amizade e respeito que ultrapassam o tempo” e que “amigos verdadeiros têm a capacidade de se eternizar dentro da gente”.

Sobre a advocacia, profissão escolhida por ambos, Marcus Faver disse: “Aquilo que amamos por vocação, como é a advocacia, para emergir das profundezas, romper os cadeados e assombrar de quando em vez toda a sociedade com a nossa voz e o nosso empenho, não se aplacou, não esmoreceu e não se apagará”.

Sergio Tostes agradeceu em nome dos dois homenageados

Bernardo Cabral abriu mão de discursar, pedindo a Sergio Tostes que falasse por ambos: “Acima de qualquer protocolo está uma amizade leal”, justificou. O orador oficial do IAB iniciou seu discurso afirmando que “o Brasil vive hoje uma das maiores crises da sua história, na qual o detentor do Poder Executivo é o principal opositor do País”. Mas ressaltou que “estamos vendo emergir, de vários setores da sociedade, uma voz uníssona de defesa intransigente da democracia”. Diante dos acontecimentos, afirmou Sergio Tostes, “não temos como não nos emocionarmos por estarmos aqui reunidos, na Casa de Montezuma, no momento em que a história está se desenrolando”.

Estiveram presentes à sessão, de forma presencial ou virtual, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio; os ex-presidentes do IAB Rita Cortez e Fernando Fragoso, este último presidente da Federação Interamericana dos Advogados (FIA); a presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Monica Alexandre, o ex-orador do IAB José Roberto Batochio; o representante da União Internacional dos Advogados (UIA), Ettore Botteselli, entre outros. Auxiliaram o presidente Sydney Sanches na condução da reunião o secretário-geral do IAB, Jorge Rubem Folena, e a diretora de Diversidade e Representação Racial, Edmée da Conceição Cardoso.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173