NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 15 Maio 2025 00:28

IAB apoia projeto de lei que cria protocolo de atuação antirracista nas escolas do RJ

Luiz Henrique de Oliveira Júnior Luiz Henrique de Oliveira Júnior

O projeto de lei 1529/23, do Estado do Rio de Janeiro, que institui um protocolo de atuação antirracista e de combate à intolerância religiosa nas escolas, recebeu o apoio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Nesta quarta-feira (14/5), o plenário da entidade aprovou parecer que destaca a importância da iniciativa e reforça que a proposta está de acordo com os princípios constitucionais da dignidade humana e da igualdade. “O PL cria duas formas de trabalho, com uma etapa preventiva e uma etapa repressiva à prática de racismo”, explicou o relator do parecer, Luiz Henrique de Oliveira Júnior.

A proposta, de autoria do deputado estadual Carlos Minc (PSB), tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A ideia é garantir que o protocolo de atuação antirracista funcione nas instituições de ensino públicas e privadas, com o objetivo de combater os preconceitos racial e religioso e promover o letramento sobre a cultura afro-brasileira. 

O parecer do IAB sugere, para o enriquecimento do projeto, a inclusão da necessidade do letramento racial e intolerância religiosa para o infrator do preconceito, já que a infração ocorre na escola, que tem o prisma educacional como princípio. “Desta forma, o legislador estadual estará dando efetividade ao protocolo antirracista e de combate à intolerância nas redes pública e privada de ensino no Estado do Rio”, aponta o texto.

Luiz Henrique de Oliveira Júnior ressaltou que o PL trata do acolhimento, do apoio psicológico e pedagógico, da instauração de sindicância e da comunicação da prática do racismo, em consonância com posições firmadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O relator também pontuou que o Brasil é signatário da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU), aliado ao Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e de outras convenções que incentivam o combate ao racismo. 

De acordo com o parecer, apreciado pela Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, o projeto de lei, ao prever a formação continuada em letramento racial e o combate à intolerância religiosa “ostenta total sintonia com o  Conselho da Justiça Federal (CJF), uma vez que os Tribunais de Justiça de todo o Brasil devem promover cursos em questões étnico-raciais”. 

Gilberto Garcia

A indicação que deu origem ao parecer foi apresentada pela presidência do IAB. Durante a discussão da medida, o presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, Gilberto Garcia, elogiou o trabalho do relator e afirmou que o documento foi aprovado pelo grupo por unanimidade. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173