NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 01 Fevereiro 2022 19:05

‘A OAB rechaçará qualquer ataque ao sistema eleitoral’, afirma o novo presidente da Ordem 

José Alberto Simonetti José Alberto Simonetti Fotos: Alexandre Motta
Em seu discurso de posse, o novo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, que assumiu o cargo em sucessão a Felipe Santa Cruz na manhã desta terça-feira (1º/2), em sessão realizada no plenário da entidade, em Brasília, afirmou: “A OAB rechaçará qualquer ataque ao sistema eleitoral, como também a intimidação e a chantagem como método de investigação e, ainda, iniciativas de regulação e censura à liberdade de imprensa e expressão”. Ele foi eleito na véspera pela chapa única OAB de Portas Abertas, com 77 votos dos 80 válidos depositados na urna pelos conselheiros federais. Estavam presentes na sessão de posse a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, e o 2º vice-presidente, Sydney Sanches, entre outros. 
Tratado pelos colegas como Beto Simonetti, o novo presidente disse: “Presidir a OAB, que é protagonista da história deste País, em razão do seu papel vigilante na preservação da Constituição Federal, é o maior desafio da minha vida, por ser a maior entidade civil do País, agregando quase 1,3 milhão de advogados”. O presidente acrescentou: “Faremos uma gestão da advocacia para a advocacia, o que implica olhar para todo o território, inclusive para as localidades mais distantes”.  

 
(À esquerda) Sydney Sanches e Rita Cortez acompanham o discurso de Beto Simonetti


Beto Simonetti enfatizou iniciativas exitosas da administração anterior, na qual atuou como conselheiro federal pelo Amazonas e secretário-geral: “A implementação da paridade de gênero e das cotas raciais, junto com a criminalização da violação das prerrogativas da advocacia, estão entre as grandes conquistas proporcionadas pela administração que se encerra”. Ele também ressaltou: “Cinco seccionais serão comandadas por mulheres no triênio 2022/2025”. 

 
Felipe Santa Cruz, Rita Cortez e Sydney Sanches


Rita Cortez e Sydney Sanches comentaram o discurso do novo presidente da Ordem. “O emocionado pronunciamento do presidente Beto Simonetti, ontem, no colégio eleitoral, e hoje, na posse, bem como a fala de Felipe Santa Cruz, que se despede do Conselho, vão ao encontro do que a advocacia espera da OAB: acolhimento e apoio frente às dificuldades atuais”, afirmou Rita Cortez, que acrescentou: “Quando a OAB se fortalece, ganha a democracia no Brasil, abrindo-se as portas para a diversidade na advocacia e na sociedade também”. Para Sydney Sanches, “a fala de Simonetti reforçou as conquistas recentes acerca da paridade de gênero e das cotas raciais, em respeito à plena representação, e destacou o compromisso com as liberdades constitucionais e as prerrogativas, enquanto instrumento de defesa da cidadania”. 


                                                                                                                                  Foto: Eugenio Novaes
Foto: Eugenio Novaes
Reunidos no plenário: Rita Cortez, Sydney Sanches, Luciano Bandeira, a nova Diretoria do CFOAB e os conselheiros federais pelo RJ                                                                                                                         



O novo presidente da Ordem falou da necessidade de atender os advogados mais atingidos pela pandemia. “Um dos principais projetos da nossa gestão será a disponibilização de milhares de postos de trabalho e escritórios compartilhados por todo o Brasil”, anunciou. Segundo ele, “é preciso assegurar condições dignas de trabalho para toda a advocacia, sendo que hoje muitos advogados e advogadas estão em situação de vulnerabilidade social, por não terem computador e acesso à internet com qualidade para desenvolver o seu mister”.  

Diálogo – O advogado destacou a importância da independência da OAB: “Por não atuar como base nem oposição a governos e a partidos, porque a sua força vem da qualidade técnica e jurídica e do compromisso com a Constituição Federal, a Ordem terá portas abertas e pontes construídas para defender os interesses da nossa profissão junto a qualquer autoridade legítima e dialogar com todos os poderes e instituições da República”. Dentre as autoridades que compareceram à sessão estavam o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); a ministra Delaíde Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ex-presidente da OAB/DF.  

 
Da esq. para a dir., Mônica Alexandre Santos, Paulo Grossi, Pedro Gomes, Beto Simonetti, Luiz Felipe Conde, Rita Cortez e Sydney Sanches




Simonetti elogiou a gestão do seu antecessor: “Me alegro por receber a presidência pelas mãos de Felipe Santa Cruz, um advogado obstinado que faz jus a todos os degraus que galgou na vida e atuou com firmeza na defesa implacável do Estado de Direito e, na pandemia, da ciência e do direito à saúde, em rejeição ao negacionismo”. Ao passar o cargo, Felipe Santa Cruz afirmou: “Esse é mais um feliz dia para a democracia e para mim também, pois entrego a presidência da OAB em boas mãos”. 

O novo presidente fez críticas à qualidade do ensino jurídico brasileiro: “Nos preocupa a proliferação de cursos de Direito desqualificados, decorrente da mercantilização da educação, que precisa ser freada”. A sessão foi marcada também pela posse dos demais membros da nova Diretoria da OAB Nacional, integrada pelo vice-presidente, Rafael de Assis Horn; a secretária-geral, Sayuri Silva de Otoni; a secretária-adjunta, Milena da Gama Fernandes Canto, e o tesoureiro, Leonardo Pio da Silva Campos.  

 
Tiago Santos Salles, Rita Cortez e Sydney Sanches


Também foram empossados os 81 conselheiros (são três de cada estado e do Distrito Federal) eleitos para o triênio 2022/2025. Estavam presentes na sessão, ainda, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o diretor Financeiro adjunto do IAB, Luiz Felipe Conde; o diretor de Valorização da Advocacia da OAB/RJ, Paulo Grossi, o presidente da subseção da OAB/RJ em Niterói, Pedro Gomes, e a secretária-adjunta eleita da Seccional, Mônica Alexandre Santos, o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, a vice-presidente, Marisa Gáudio, e o editor-executivo da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles. 
 
 
O plenário do CFOAB recebe um grande público na sessão de posse da nova Diretoria


 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173