NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 08 Novembro 2021 15:49

‘A indústria da moda tem uma importância extraordinária para a economia’, afirma Rita Cortez 

A solenidade de abertura do VI Congresso Internacional de Direito da Moda, organizado pela Comissão de Direito da Moda (CDMD) da OAB/RJ, contou com a participação virtual da presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta segunda-feira (8/11), no canal da seccional no YouTube. “A indústria da moda tem uma importância extraordinária para a economia, e a Comissão de Direito da Moda, a cada edição do congresso, fortalece a união entre o segmento e o Direito, abrindo caminhos não somente para a jovem advocacia, mas para todos os profissionais que queiram buscar novos horizontes”, afirmou a advogada trabalhista. A vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, e a presidente da comissão, Deborah Portilho, abriram o evento, que tem como tema central Direito, moda e esporte e se estenderá até quarta-feira (10/11).  
“A sexta edição do congresso consagra um trabalho realizado com muita competência pela seccional, há anos, na área de propriedade intelectual”, afirmou Ana Tereza Basílio. Deborah Portilho destacou que “o trabalho em equipe tem sido fundamental para a realização das atividades da comissão”. De acordo com o secretário-adjunto, Fábio Nogueira, “a Comissão de Direito da Moda, criada em 2016, é uma das mais ativas da OAB/RJ”. A palestra de abertura teve como tema A grande sacada com Bernardinho e foi feita pelo ex-técnico da seleção brasileira de vôlei. “Faço parte de uma família em que quase todos são advogados, e penso que, qualquer que seja a profissão escolhida, é preciso ter paixão, dedicação, valorização e reconhecimento, além de saber trabalhar em equipe, já que os resultados são fruto do somatório das partes”, disse Bernardinho. 

Farão palestras, além de advogados, empresários, dirigentes e jornalistas da área esportiva, a triatleta Fernanda Keller; o modelo e ator Paulo Zulu; a nadadora Joana Maria Silva, a “Peixinha”, medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio 2020; o lutador de taekwondo Diogo Silva, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio, e o surfista Rico de Souza. Nos três dias de evento serão realizados 20 painéis, que vão tratar de temas como Combate à pirataria na moda esportiva, Atletas como influenciadores de moda e esporte, Mulheres no esporte: desafios e polêmicas, Esporte e moda na adversidade e Ações na indústria da moda: medidas preventivas.  

Também compuseram a mesa de abertura a secretária geral da CDMD, Ísis Moret Souza; o diretor regional do Escritório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Brasil, José Graça Aranha; e os presidentes da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), Luiz Edgard Montaury Pimenta; da Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (Asipi), Elisabeth Siemsen do Amaral; da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Intelectual (Abapi), Álvaro Loureiro, da Associação Paulista de Propriedade Intelectual (AspiI), Daniel Adensohn; da Comissão de Propriedade Intelectual do Conselho Federal da OAB, Gabriel Leonardos; e do Grupo Nacional da Liga Internacional do Direito da Concorrência (LIDC), Paulo Parente.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173