INSTITUCIONAL

NOTAS INSTITUCIONAIS

Terça, 30 Abril 2019 18:37

Nota do IAB pelo Dia da Educação e o Dia do Trabalho

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), casa que abriga a educação e a cultura jurídica do País, a mais antiga instituição defensora dos direitos humanos e das liberdades democráticas no Brasil, não poderia deixar de destacar duas datas significativas e extremamente relevantes.
O dia 28 de abril, Dia da Educação, e o 1º de maio, Dia do Trabalho. São datas consagradas mundialmente e festejadas por educadores e trabalhadores. Datas que instigam a humanidade a refletir sobre questões da maior importância, quando se trata de evolução e progresso de uma nação e de seu povo.

Em meio às iniciativas de ampliação da oferta de cursos universitários, com a injustificável criação de mais de cem cursos de Direito que não foram criados para atender a uma demanda social, mas sim a interesses meramente econômicos e mercantis; e diante das ameaças de extinção de cadeiras universitárias na área das ciências humanas, como filosofia e sociologia, sob a justificativa de não ser uma exigência das famílias, apenas para citar algumas medidas mais recentes, o IAB tem mantido espírito crítico, questionando atos governamentais pautados em transformar a educação e o ensino numa fictícia neutralidade política e ideológica.

No que tange às relações de trabalho, o IAB tem a obrigação não só de exigir, em nome da dignidade do trabalho e da pessoa humana, a observância de direitos fundamentais sociais, mas também de se manifestar contrário a qualquer retrocesso social, buscando na aplicação desses dispositivos fazer incidir o princípio constitucional (art. 5º e art. 7º caput) da progressividade desses direitos, o que significa melhores condições de vida e trabalho para todos os trabalhadores brasileiros.

O IAB, que acumula história de quase 200 anos de existência, não pode concordar com os retrocessos inexplicáveis que vêm ocorrendo no campo das relações de trabalho, como a extinção já promovida do Ministério do Trabalho e Emprego e a ameaça de extermínio da Justiça do Trabalho. Completados mais de 80 anos de existência, tanto a Justiça, como o imprescindível Ministério do Trabalho, ambos criados ainda no governo Getúlio Vargas, passaram por todos os períodos da história do País com valorosas contribuições para a manutenção da paz social e de relações de trabalho produtivas e saudáveis.

A República Federativa do Brasil tem como fundamento a dignidade humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. A ordem econômica alicerçada nestes fundamentos tem por fim assegurar a todos uma existência digna, conforme os ditames da justiça social.

O grande educador Paulo Freire dizia que “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Gonzaguinha, nosso grande poeta do cancioneiro popular, mostrava que “sem o seu trabalho o homem não tem honra, e sem a sua honra se morre e se mata”.
Educação e trabalho são faces da vida e da evolução do ser humano. São instrumentos de transformação social. Homens e mulheres têm direito à educação e ao trabalho.

Saudamos 28 de abril e 1º de maio cumprimentando todos os TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO do BRASIL, em especial os grandes educadores associados do IAB que nos ajudam a ser referência na comunidade jurídica do País.

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2019.

Rita Cortez
Presidente nacional do IAB
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173