IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

Presidente reeleita para o IAB reforça papel da instituição contra "atitudes fascistas" de Bolsonaro

A eleição aconteceu na quarta-feira, 25.

quinta-feira, 26 de março de 2020

A advogada trabalhista Rita Cortez foi reeleita presidente do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, com a maior votação já registrada em eleições, com 380 votos. A presidente reforçou a importância do papel do IAB neste momento difícil, “marcado por atitudes fascistas do chefe do Poder Executivo que, para nós, democratas e defensores dos direitos sociais, já não surpreendem”.

A presidente será a primeira mulher a ter dois mandatos consecutivos à frente da entidade. A nova diretoria para o biênio 2020/22 foi eleita na AGE - Assembleia Geral Eleitoral, realizada na quarta-feira, 25, que teve uma única chapa inscrita, formada quase integralmente pelos consócios eleitos para o primeiro mandato (2018/20).

t

Diante da crise decorrente do avanço do coronavírus, a presidente reforçou o papel a ser cumprido pelo IAB no momento.

“Podemos colaborar, como sempre fizemos, para enxergar novos horizontes, cessada a situação de risco provocada pelo vírus à população. Nós temos autoridade para combater atitudes autoritárias que poderão ser adotadas por oportunismo.”

Reconduzido para mais dois anos no cargo, o 1º vice-presidente, Sergio Tostes, também comentou sobre a atuação do IAB em tempos de pandemia.

“Estamos vivendo a quadra mais dura de nossa História, como também uma grave questão institucional, quando o presidente da República age em dissintonia com prementes interesses nacionais. O IAB, patrimônio cultural do País, teve o mandato dos seus dirigentes renovado para, no curso dos próximos meses, ser o porta-voz do pensamento jurídico nacional.”

Com o avanço da crise na área da saúde pública, a Comissão Eleitoral 2020, presidida por Armando de Souza e integrada por André Marques e Jorge Folena, decidiu facultar a possibilidade do voto eletrônico a todos os membros efetivos e habilitados, inclusive os residentes na cidade do RJ.

A medida visou à preservação da saúde dos consócios e funcionários. Contudo, no hall de entrada do prédio onde fica a sede do IAB, no centro do RJ, uma urna foi colocada à disposição dos consócios que fizessem questão de votar presencialmente. Ao final da apuração, foram computados 429 votos, dos quais dois nulos e 47 inválidos.

Votaram na sede do IAB a presidente reeleita, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches, a 3ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães, Jorge Folena e a consócia Mônica Alexandre Santos.

Rita Cortez é a segunda mulher a presidir o IAB. A primeira foi Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, no biênio 2006/08.

 

t


FONTE: Migalhas - 26/03/2020
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173