IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

O justo julgamento dos responsáveis

POR JOÃO CARLOS CASTELLAR

Essa importante manifestação da CIDH remete os brasileiros a refletirem sobre o alcance da chamada “Lei de Anistia”, que entrou em vigor em 28 de setembro de 1979. Para tanto, é oportuno recordar alguns acontecimentos dos dois anos anteriores à sua edição.

Em abril de 1977, o então presidente Geisel baixou o “Pacote de Abril”, fechando o Congresso Nacional, de modo a conseguir maioria para eleger seu sucessor. E conseguiu. Mas, diante do avanço das lutas populares por liberdades democráticas, o general Figueiredo se viu na contingência de adotar o discurso da “revisão dos processos”. Disso resultou a revogação do famigerado Decreto-Lei 898/69, editando-se uma nova Lei de Segurança Nacional, estatuto que reduzia as severas penas previstas no anterior, viabilizando a soltura de muitos presos políticos. Permaneceriam apenas aqueles condenados por “crimes de sangue”.

 

Cresceu, a partir de então, a reivindicação por uma “anistia ampla, geral e irrestrita”, visando à libertação de todos os presos. Mas a Lei de Anistia entrou em vigor em 28/08/79, ocasião em que o Brasil ainda vivia uma ditadura. Tanto é assim que essa lei foi assinada por vários militares, todos ocupantes de relevantes postos no governo, tais como Maximiano da Fonseca, Válter Pires, Délio Jardim de Matos, Mário Andreazza, Danilo Venturini, Golbery do Couto e Silva e Otávio de Medeiros.

Assim, a Lei de Anistia, nos termos em que está editada, foi aquela que era possível na conjuntura política de então, em que ainda se temia o recrudescimento do regime. Desse modo, os militares, ainda no poder, conseguiram se proteger das investigações que lhes poderiam sobrevir no futuro, pois já não se tinha dúvida das torturas, mortes e “desaparecimentos” ocorridos em unidades militares e órgãos policiais, sob seu comando.

O tempo passou. A ditadura foi vencida, vige a Constituição Federal de 1988, e vários presidentes foram democraticamente eleitos. O país precisa conhecer sua história, fazer sua catarse. Países vizinhos que também atravessaram ditaduras, como Argentina, Uruguai e Chile, assim o fizeram. Há que se desvendar o passado em toda a sua extensão. As vítimas daquele período merecem o justo julgamento dos responsáveis. A Lei de Anistia tem que ser revista.

João Carlos Castellar é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros



Leia mais: https://oglobo.globo.com/opiniao/o-justo-julgamento-dos-responsaveis-22926085#ixzz5Mkrlk6uJ 
stest 








FONTE: O Globo - Opinião - 28/7/2018
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173