NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 02 Fevereiro 2017 20:16

Um minuto de silêncio em homenagens póstumas

A reabertura dos trabalhos no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), nesta quarta-feira (1º/2), com a realização da primeira sessão ordinária de 2017, conduzida pelo presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, foi marcada por um minuto de silêncio. Com o gesto, foram homenageados postumamente o advogado Jayme Léo Uryn, o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki e o desembargador Américo Augusto Guimarães Canabarro Reichardt, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Jayme Léo Uryn morreu aos 91 anos no dia 15 de janeiro. “Ele era um dos mais assíduos frequentadores das sessões plenárias e um companheiro muito amoroso com todos nós”, afirmou Técio Lins e Silva para o plenário, que contou com a presença da viúva Sara e do neto André Uryn, procurador do Estado e consócio do IAB, que assumiu a tribuna e falou em nome da família. “Neste momento de dor e saudade, fico muito agradecido ao IAB pela oportunidade de falar algumas palavras sobre o meu avô e confrade, que nasceu na Polônia poucos anos antes da maior perseguição religiosa que já se abateu sobre a humanidade”, disse.

Emocionado, André Uryn disse que o avô chegou criança ao Brasil, começou a trabalhar como engraxate em São Paulo, aos oito anos, e logo depois passou a vender balas no trânsito. “Aos 15 anos, ele começou a carreira de caixeiro viajante e, após dez anos na profissão, conheceu a sua eterna companheira Sara, quando recebiam no Porto do Rio sobreviventes do holocausto”, relatou. “Aprendi com o meu avô a nunca desistir dos meus objetivos. Basta dizer que ele se formou em Direito aos 42 anos e, por 50 anos, atuou como advogado militante e professor, sendo essencial para eu me tornar o que sou hoje, como profissional e ser humano”, concluiu.


Da esq. para a dir., Jacksohn Grossman, Técio Lins e Silva e Carlos Eduardo Machado

Ao falar do ministro Teori Zavascki, o presidente do IAB o definiu como “um juiz exemplar, sério, discreto e que recebia com fidalguia os advogados”. Ao ler um trecho da nota de pesar emitida pelo IAB no dia 19 de janeiro, Técio destacou que “por suas qualidades essenciais ao ofício de julgar, o ministro Teori Zavascki fará muita falta ao Supremo Tribunal Federal e à Nação brasileira”. E complementou: “Desejamos fortemente que a Corte Suprema consiga superar essa insubstituível perda institucional e humana”.

Técio disse que, quando ocupou o cargo de secretário de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, esteve diversas vezes com o então juiz Américo Augusto Guimarães Canabarro Reichardt, “um membro importante do Poder Judiciário fluminense, que ocupou a vice-presidência do TJRJ no biênio 1993/1994”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173