NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 21 Julho 2016 04:06

Rita Cortez participa de audiência pública sobre cortes orçamentários na Justiça do Trabalho

Felipe Santa Cruz, Marcus Vinícius Cordeiro e Rita Cortez Felipe Santa Cruz, Marcus Vinícius Cordeiro e Rita Cortez
A 1ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou nesta quinta-feira (21/7), na sede da OAB/RJ, na abertura da sessão do Conselho Seccional, da audiência pública que debateu os cortes orçamentários na Justiça do Trabalho (JT). Na sua intervenção, a advogada destacou que a flexibilização dos direitos trabalhistas é um processo mundial. "É um movimento antigo e internacional, vide o que está acontecendo na França, que visa a adequar as relações de trabalho aos interesses neoliberais", afirmou Rita Cortez, que acrescentou: "Esse conjunto de medidas, a partir do segundo semestre, virá com mais força, e precisamos estar preparados". Diversas entidades, representantes do mundo jurídico, em especial da área trabalhista, e empresários participaram da audiência pública.

De acordo com o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, "esse problema começou, claramente, com uma discriminação". Segundo o advogado, "o ex-deputado e hoje ministro da Saúde, Ricardo Barros, não esconde de ninguém que cortou o orçamento da Justiça do Trabalho para que ela pare de condenar os empregadores". Para o presidente da OAB-RJ, "uma ofensiva contra o Direito do Trabalho, que pretende culpá-lo pela crise, é ultrapassada, porque esse não é um debate somente financeiro ou econômico, mas deve levar em conta todos os fatores que constituem o fortalecimento dos direitos sociais no país".

Para o secretário-geral da OAB/RJ, Marcus Vinicius Cordeiro, "as normas e regras trabalhistas resultam de um conjunto de lutas sociais; não se pode conceber a existência do estado democrático de direito com a Justiça fechada". A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra-1), Cléa Maria Carvalho do Couto, afirmou que "esse assunto é muito doloroso para nós juízes, pois o corte na Justiça do Trabalho foi muito superior ao sofrido pelos demais segmentos, chegando a 90%, enquanto na Justiça Federal comum foi de 40%".

Também fizeram parte da mesa a procuradora regional do Trabalho da 1ª Região Deborah da Silva Felix; o presidente da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (ACAT), Luiz André de Barros Vasserstein; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) José Luís Campos Xavier; o presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (AFAT), Marcelo Cruz, e o advogado Sérgio Batalha, representante do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro.

A OAB/RJ, por sugestão do IAB, produzirá uma edição do jornal Tribuna do Advogado dedicada ao tema e organizará, para setembro, juntamente com as entidades que participaram da audiência pública, uma marcha em defesa da Justiça do Trabalho.

Foto: Lula Aparício
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173