NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 18 Novembro 2019 15:50

Rita Cortez é homenageada pela OAB/RJ com a Medalha Rosa Negra

Rita Cortez recebe a comenda pelas mãos de Ivone Caetano; ao fundo Luciano Bandeira e Marisa Gaudio Rita Cortez recebe a comenda pelas mãos de Ivone Caetano; ao fundo Luciano Bandeira e Marisa Gaudio Foto: Bruno Marins
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, foi homenageada pela OAB/RJ, na última quarta-feira (13/11), com a Medalha Rosa Negra, comenda criada pela Seccional, tendo como inspiração a trajetória de vida e profissional da advogada e desembargadora aposentada Ivone Caetano, primeira mulher negra a fazer parte do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). “A criação da medalha, que está sendo formalizada neste evento, além de prestar uma justa homenagem à diretora de Igualdade Racial da OAB/RJ e membro efetivo do IAB, é uma forma de marcar a luta contra o preconceito, o racismo e a exclusão social”, afirmou Rita Cortez. A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, também foi agraciada com a comenda.
Rita Cortez e Ana Tereza Basílio foram indicadas por Ivone Caetano para receber a medalha que leva o seu nome. “Sinto-me honrada por ter sido agraciada com esta medalha, que dedico ao trabalho histórico do IAB em prol da igualdade e contra todo tipo de preconceito, principalmente o racial”, disse Rita Cortez, ao receber a comenda. A presidente do IAB afirmou ainda: “A Dra. Ivone Caetano é uma referência nesse campo”.

Participaram da solenidade os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira; da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb), Humberto Adami, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes, e a diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio.
 
Da esq. para a dir., Ricardo Menezes, Ana Tereza Basílio, Ivone Caetano, Luciano Bandeira, Marisa Gaudio e Rita Cortez



A entrega da Medalha Rosa Negra visa ao reconhecimento de membros da advocacia e profissionais de outras áreas que atuam como lideranças da sociedade civil, como também de autoridades públicas que se destacam na condução de importantes trabalhos em garantia de direitos civis fundamentais para a população negra e minorias étnicas.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173