NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 23 Setembro 2021 03:22

Rita Cortez diz que não há democracia sem o livre exercício profissional da advocacia 

A advocacia e o estado democrático de direito foi o tema da palestra feita pela presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, no seminário sobre A advocacia contemporânea, realizado na noite desta quarta-feira (22/9) pelo Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), no canal da entidade no YouTube. “Não há liberdade e nem democracia plena onde o advogado seja impedido de se manifestar e agir livremente, razão pela qual as prerrogativas da advocacia são indispensáveis à defesa da cidadania”, afirmou a advogada trabalhista.  
Rita Cortez tratou da abrangência do estado democrático de direito: “É aquele que respeita as liberdades civis, os direitos humanos e os direitos fundamentais, por meio de um sistema de proteção jurídica que garanta o cumprimento de todos os princípios assegurados pela Constituição Federal”. Para a presidente do IAB, a advocacia precisa contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento do sistema de proteção jurídica: “Nós, advogados e advogadas, temos que atuar para construir um estado democrático de direito que, cada vez mais, seja realmente capaz de compatibilizar o direito à liberdade do cidadão com as tutelas ambientais, de desenvolvimento econômico social e todas as outras que concorrem para garantir qualidade de vida à população”. 

 

No mesmo painel, também fez palestra sobre o tema o diretor do Saerj e secretário-geral da OAB/RJ, Álvaro Quintão. Os debates foram mediados pelo presidente do Saerj, Claudio Goulart. O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, participou do painel de abertura. Também estavam presentes no evento os advogados Rafael Borges, Ítalo Pires Aguiar, Gláucia Nascimento, Valéria Pinheiro, Nadine Borges e Alexandre Fagundes.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173