NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 06 Março 2020 13:43

Rita Cortez destaca atuação das entidades jurídicas na construção da igualdade de gênero

Rita Cortez faz palestra na III Conferência Nacional da Mulher Advogada Rita Cortez faz palestra na III Conferência Nacional da Mulher Advogada
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra na solenidade de abertura da III Conferência Nacional da Mulher Advogada, conduzida pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz, na manhã desta quinta-feira (5/3), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Na parte da tarde, Rita Cortez fez a palestra intitulada A contribuição das instituições jurídicas na promoção da igualdade de gênero no painel sobre O papel do Direito na promoção da igualdade de gênero. “Foram as entidades jurídicas, por suas associações, institutos e o próprio sistema OAB, como também os sindicatos, que atuaram fortemente na construção da legislação trabalhista e social e da igualdade de gênero”, afirmou a presidente do IAB.
Em sua palestra, a advogada disse, ainda, que “as entidades jurídicas deram início aos debates e apresentaram projetos de lei relacionados a divórcio, aborto, direitos trabalhistas para as mulheres, direitos políticos e luta pelo voto feminino, uma das primeiras conquistas do movimento feminista no Brasil”. O painel foi presidido pela conselheira federal Luciana Mattar e teve como debatedora a diretora-tesoureira da OAB/SP, Raquel Elita Alves Preto.
 
Rita Cortez na mesa de honra na abertura da conferência


Também fizeram palestras a coordenadora especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará, Zelma Madeira, que falou sobre Desigualdades de gênero e racial e as resistências plurais; a conselheira federal Ana Beatriz Presgrave, com Violência de gênero no processo?; a defensora pública Mônica Barroso, que tratou do tema A advogada e a OAB, e o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que falou sobre O protagonismo das Seccionais na edição de legislações estaduais no tema violência à mulher.

Na solenidade de abertura, Felipe Santa Cruz afirmou: “Temos muito o que refletir sobre a luta das mulheres advogadas e das mulheres em nossa sociedade. Até quando a advocacia brasileira conviverá com uma rotina de homicídio de mulheres dentro de casa, com a violência contra a mulher, com a violência na sociedade, onde o discurso da própria violência parece estar ganhando do discurso da Constituição, da lei e da paz?”.

O IAB instalou um estande no Centro de Convenções do Ceará, para divulgar suas atividades. Também participam do evento a 3ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães, e as diretoras Leila Pose Sanches, Marcia Dinis e Kátia Tavares.
 
Da esq. para a dir. Marcia Dinis, Rita Cortez, Kátia Tavares, Leila Pose Sanches e Adriana Brasil Guimarães no estande do IAB 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173